Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Agricultores do Perímetro Boacica, em Alagoas, aderem ao Cadastro Ambiental Rural
conteúdo

Notícias

Agricultores do Perímetro Boacica, em Alagoas, aderem ao Cadastro Ambiental Rural

Uma força tarefa formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) realizou, na semana passada, um mutirão para inserir os lotes do Perímetro de Irrigação do Boacica no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento, cerca de 300 agricultores do perímetro irrigado mantido pela Codevasf às margens do rio São Francisco no município de Igreja Nova (AL) já realizaram o cadastramento. Entre as consequências para quem perder o prazo de adesão ao CAR, que se encerra em maio de 2016, está o impedimento para obtenção de financiamento agrícola até a regularização.
publicado: 17/11/2015 12h24, última modificação: 01/11/2022 14h27

Uma força tarefa formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) realizou, na semana passada, um mutirão para inserir os lotes do Perímetro de Irrigação do Boacica no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Até o momento, cerca de 300 agricultores do perímetro irrigado mantido pela Codevasf às margens do rio São Francisco no município de Igreja Nova (AL) já realizaram o cadastramento. Entre as consequências para quem perder o prazo de adesão ao CAR, que se encerra em maio de 2016, está o impedimento para obtenção de financiamento agrícola até a regularização.

Jailton Marques é um dos agricultores que compareceram à sede do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica (DIB) para realizar o cadastro. Desde 2004, ele herdou o lote do pai, hoje falecido e um dos primeiros assentados pela Codevasf no local. O agricultor representa uma geração que entende que, para o desenvolvimento da atividade agrícola, é necessário a sustentabilidade ambiental. Para ele, a adesão ao CAR representa uma oportunidade de equilibrar essas duas questões.

“Para mim, tem que haver um reflorestamento muito grande, pois já está havendo dificuldade de acesso à água por conta disso. Se o agricultor não se conscientizar e pensar no futuro, chegará um ponto que não poderemos mais produzir aqui no Boacica por falta de água. Todos devem se conscientizar e reflorestar seu lote”, defendeu Marques.

Para o agricultor irrigante, está havendo uma boa adesão dos colegas ao CAR. “Todos os agricultores estão aderindo ao cadastro. Os que estão aqui hoje são os que estão em falta, pois muitos já se cadastraram. Há também o cadastro na prefeitura para aqueles lotes que não são titulados”, explicou.

Jurandir Francisco Davino, 65 anos, integra o grupo de agricultores irrigantes do Boacica que está no perímetro desde a sua implantação, em 1984, pela Codevasf. Em seu lote, ele trabalha com os quatro filhos e a esposa. “Em meu lote não tenho mata e pretendo agora recuperar. Temos que fazer para as coisas correrem certo”, revelou.

Força tarefa

Para aqueles agricultores irrigantes que não puderam comparecer ao mutirão, a Codevasf, por meio da Unidade Regional de Meio Ambiente, está disponibilizando um atendimento para orientar e cadastrar os lotes dos perímetros irrigados do Boacica e do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL). O atendimento funcionará todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até o final do prazo de adesão ao CAR, que se encerra no início de maio de 2016.

“Aguardamos que todos os agricultores dos perímetros irrigados mantidos pela Codevasf em Alagoas compareçam ao cadastramento. Quem não se cadastrar até maio de 2016 sofrerá sanções como a impossibilidade de obter crédito agrícola. Um dos benefícios para quem adere ao CAR é que aqueles que possuem multas, estas serão suspensas e ele terá um prazo de 20 anos para regularização problemas ambientais que apareçam em sua propriedade rural como a ausência de área de preservação permanente e de reserva legal”, disse o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf, o engenheiro agrônomo Pedro Melo.

Pedro Melo reforçou ainda o papel da regularização ambiental para o desenvolvimento da atividade agrícola, conforme já apontado pelo agricultor irrigante Jailton Marques. “A recuperação de áreas de reserva legal e de área de preservação permanente é importantíssima para o agricultor, pois ele terá mais vida em sua propriedade, principalmente quanto da questão da água. Nós estamos no século em que se teme o desaparecimento da água, aquela água que se pode utilizar para agricultura e consumo humano. Todo agricultor sabe disso. E como se preserva essa nascente? Preservando a mata ciliar ao redor do rio. É importante que se recupere essa mata. Assim, o CAR dará elementos ao Governo Federal para poder investir no sentido de recuperação de matas ciliares, de nascentes e de encostas para que a gente possa ter água e um solo produtivo”, esclareceu o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf.

A mesma força tarefa também deverá ser mobilizada para cadastrar os agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado do Itiúba em uma data a ser agendada.

Os agricultores irrigantes dos perímetros irrigados mantidos pela Codevasf em Alagoas que não puderam comparecer ao mutirão poderão entrar em contato com a Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas por meio do telefone (82) 3551-9435.

O CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, que tem como objetivo promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tracionais que façam uso coletivo do seu território.

Veja imagens ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157660544062288