Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Moradores do Norte de Minas Gerais participam de capacitação em manipulação e cosmetologia com produtos derivados da apicultura
conteúdo

Notícias

Moradores do Norte de Minas Gerais participam de capacitação em manipulação e cosmetologia com produtos derivados da apicultura

publicado: 07/05/2025 17h22, última modificação: 07/05/2025 17h22

curso de cosmetologiaA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo cursos de manipulação e cosmetologia com produtos derivados da apicultura em municípios do norte de Minas Gerais. A iniciativa faz parte das ações da Empresa para fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) da Apicultura na área de atuação da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. A ação faz parte do Projeto Amanhã.

Os cursos estão sendo realizados nos municípios de Porteirinha e Bocaiúva. Em Porteirinha, a ação ocorre em parceria com a Associação de Apicultores de Porteirinha (Apiport) e a prefeitura local. Já em Bocaiúva, a iniciativa é desenvolvida em conjunto com a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemap).

Segundo Marco Câmara, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, esta é a primeira vez que a região recebe capacitações nesse segmento. “Trata-se de uma inovação na cadeia produtiva da apicultura, oferecendo uma nova alternativa de geração de renda, especialmente para mulheres e jovens apicultores do norte de Minas. Por meio do programa de capacitação do Projeto Amanhã, a Codevasf cumpre sua missão de promover o desenvolvimento regional”, afirma.

Ao todo, 50 pessoas estão sendo beneficiadas – 25 em cada município. Durante os cursos, os participantes aprenderam a produzir itens como xampus, sabonetes, hidratantes labiais, entre outros, utilizando produtos da abelha como matéria-prima. A capacitação contribui para a diversificação da produção e abre novas possibilidades de renda para as famílias envolvidas no APL da Apicultura.

Para Maurício Ribeiro dos Santos, presidente da Apiport, a ação é de grande relevância. “Esse trabalho desenvolvido pela Codevasf é essencial não apenas para Porteirinha, mas também para todo o Norte de Minas. A capacitação permitirá que as 44 famílias associadas à Apiport agreguem mais valor ao mel e aos demais produtos da abelha, com a produção de cosméticos”, destaca.

Sobre o Projeto Amanhã

curso de cosmetologia 1O Projeto Amanhã foi instituído pela Codevasf em 1993 e já capacitou mais de 35 mil pessoas acima de 14 anos. Segundo sua coordenadora executiva, Maria da Conceição da Silva, pelo Projeto Amanhã são ofertados vários cursos de capacitações, que estão dentro das áreas finalísticas da empresa, como por exemplo, piscicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura, avicultura, artesanato, turismo sustentável, irrigação, saneamento básico, entre outros. Também são realizadas outras atividades complementares, como palestras, dias de campo, workshop, campanhas, seminários, atividades relativas à economia sustentável, criativa e solidária.