Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Gestão de recursos hídricos frente alterações climáticas foi tema debatido pela Codevasf no 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa
conteúdo

Notícias

Gestão de recursos hídricos frente alterações climáticas foi tema debatido pela Codevasf no 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa

publicado: 09/05/2025 14h58, última modificação: 09/05/2025 14h58

fórum PB 01A Gestão de Recursos Hídricos frente às alterações climáticas — Dos desafios para a ação foi um dos painéis apresentados no 2º Fórum Brasil das Águas, que aconteceu ao longo desta semana, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi uma das patrocinadoras do evento promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB).

O analista Valdiney Bizerra de Amorim, lotado na 13ª Superintendência Regional da Companhia, em João Pessoa (PB), foi um dos integrantes desse painel, representando a Codevasf.

No painel, foi abordada a necessidade de a gestão de recursos hídricos — frente às mudanças climáticas com eventos críticos recorrentes em todo o país — se adaptar às incertezas e aos novos padrões de precipitação. Para isso, é necessário melhorar a disponibilidade de informações, aprimorar a modelagem e o planejamento, em especial nos Planos de Recursos Hídricos, e desenvolver ações objetivas e de curto prazo para melhorar a resiliência da população.

Na abertura do evento, a Codevasf foi representada pelo superintendente regional na Paraíba, Irlen Guimarães. A Empresa passou a atuar no estado em 2021, com a entrada em vigor da Lei nº 14.053, de 2020, com abrangência sobre todos os seus 223 municípios.

fórum PB 02De acordo com Irlen Guimarães, é essencial a participação da Empresa nesse evento que traz para o diálogo nossas águas. “As instituições que têm poder decisório sobre os recursos hídricos precisam desse espaço para alinhar as políticas públicas, promover novas parcerias, trocar experiências e melhorar o uso dessa riqueza”, acrescentou.

No evento, foram debatidos outros temas como as políticas públicas vigentes, as mudanças climáticas em curso, o uso racional dos recursos hídricos, o reuso, a inovação, a regulação e o financiamento de obras e serviços na área hídrica.

A Companhia também esteve presente no evento com um estande institucional. No espaço, foram apresentados materiais promocionais sobre as diversas ações desenvolvidas pela empresa que incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.