Notícias
Flexeiras (AL) terá capacidade de tratamento de água ampliada em três vezes
O acesso à água tratada pela população do município de Flexeiras (AL) será ampliado em três vezes a partir de investimentos de cerca de R$ 6,4 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da prefeitura municipal, por meio de um convênio. A estação de tratamento de água existente na cidade possui capacidade limitada, o que vem limitando o acesso à água para abastecimento das famílias e para a economia local. Os recursos da Codevasf para execução do convênio são oriundos do Programa Implantação de Infraestrutura Para Segurança Hídrica. A Prefeitura Municipal de Flexeiras apresentou uma contrapartida de R$ 6,5 mil.
A atual estação de tratamento está em operação há mais de 20 anos, com uma capacidade de tratamento de água de 50 m3 por hora, insuficiente para atender a população do município, que hoje é de 9.648 pessoas. Com a entrega do novo abastecimento de água de Flexeiras, a infraestrutura de tratamento deve ser desativada.
Com os investimentos da Codevasf e da prefeitura municipal, a capacidade de atendimento da nova estação de tratamento de água será triplicada, passando a atender uma vazão de até 159,2 m³/h com a utilização da tecnologia de dupla filtração. A nova infraestrutura hídrica foi projetada para atender a população do município pelos próximos 20 anos.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, o projeto em execução a partir do convênio da Companhia com a Prefeitura Municipal de Flexeiras deve ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água do município, levando tecnologia e regularidade no acesso à água.
“O acesso à água tratada é um direito humano fundamental que vem guiando as ações da Codevasf em Alagoas para implantação, melhoria e ampliação de abastecimento de água nos municípios. A partir dessa parceria com a Prefeitura de Flexeiras, estamos investindo na implantação de um novo sistema que deve ampliar em três vezes, ou seja, triplicar a quantidade de água tratada que chega à casa das famílias flexeirenses”, afirmou.
A prefeita de Flexeiras, Silvana Cavalcante, comemorou a parceria com a Codevasf para garantir o direito fundamental de acesso à água tratada pela população do município. “É com grande alegria que celebramos as obras de abastecimento de água da Companhia em Flexeiras. Essa conquista representa mais dignidade, saúde e qualidade de vida para o nosso povo. Água é vida e garantir esse direito básico é um passo fundamental para o desenvolvimento de nosso município”, declarou.
O projeto de ampliação e melhoria do abastecimento de água de Flexeiras prevê a implantação de captação através de flutuante, a construção de estação elevatória de água bruta, a execução de adutora, a construção de uma nova estação de tratamento de água, a recuperação de reservatório elevado de 50 m3 e a implantação e readequação de rede de distribuição de água tratada.
O novo sistema terá uma estação elevatória de água bruta dotada de um sistema de automação, que funcionará por meio de sensores de nível, válvulas de controle, reservatório e pressostato, integrados ao quadro de comando elétrico. Já a adutora por recalque terá extensão de 3.112 metros e deságua na estação de tratamento situada na parte alta da cidade de Flexeiras. A rede de distribuição de água será composta por duas redes distintas, onde a primeira deve abastecer a parte alta da cidade e a segunda levará água ao restante do município.
Atualmente a obra está em execução com avanços na implantação de cerca de 90% da rede de distribuição da água tratada e em fase final de conclusão da adutora que leva água bruta captada na barragem até a estação de tratamento. A construção da estação elevatória também já foi finalizada. Já a obra para implantação da nova estação de tratamento está em fase de execução, com avanço de cerca de 60% dos trabalhos.