Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Flexeiras (AL) terá capacidade de tratamento de água ampliada em três vezes
conteúdo

Notícias

Flexeiras (AL) terá capacidade de tratamento de água ampliada em três vezes

publicado: 29/04/2025 15h39, última modificação: 29/04/2025 17h27

Flexeiras_tratamento de águaO acesso à água tratada pela população do município de Flexeiras (AL) será ampliado em três vezes a partir de investimentos de cerca de R$ 6,4 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da prefeitura municipal, por meio de um convênio. A estação de tratamento de água existente na cidade possui capacidade limitada, o que vem limitando o acesso à água para abastecimento das famílias e para a economia local. Os recursos da Codevasf para execução do convênio são oriundos do Programa Implantação de Infraestrutura Para Segurança Hídrica. A Prefeitura Municipal de Flexeiras apresentou uma contrapartida de R$ 6,5 mil.

A atual estação de tratamento está em operação há mais de 20 anos, com uma capacidade de tratamento de água de 50 m3 por hora, insuficiente para atender a população do município, que hoje é de 9.648 pessoas. Com a entrega do novo abastecimento de água de Flexeiras, a infraestrutura de tratamento deve ser desativada.

Com os investimentos da Codevasf e da prefeitura municipal, a capacidade de atendimento da nova estação de tratamento de água será triplicada, passando a atender uma vazão de até 159,2 m³/h com a utilização da tecnologia de dupla filtração. A nova infraestrutura hídrica foi projetada para atender a população do município pelos próximos 20 anos.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, o projeto em execução a partir do convênio da Companhia com a Prefeitura Municipal de Flexeiras deve ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água do município, levando tecnologia e regularidade no acesso à água.

O acesso à água tratada é um direito humano fundamental que vem guiando as ações da Codevasf em Alagoas para implantação, melhoria e ampliação de abastecimento de água nos municípios. A partir dessa parceria com a Prefeitura de Flexeiras, estamos investindo na implantação de um novo sistema que deve ampliar em três vezes, ou seja, triplicar a quantidade de água tratada que chega à casa das famílias flexeirenses”, afirmou.

A prefeita de Flexeiras, Silvana Cavalcante, comemorou a parceria com a Codevasf para garantir o direito fundamental de acesso à água tratada pela população do município. “É com grande alegria que celebramos as obras de abastecimento de água da Companhia em Flexeiras. Essa conquista representa mais dignidade, saúde e qualidade de vida para o nosso povo. Água é vida e garantir esse direito básico é um passo fundamental para o desenvolvimento de nosso município”, declarou.
O projeto de ampliação e melhoria do abastecimento de água de Flexeiras prevê a implantação de captação através de flutuante, a construção de estação elevatória de água bruta, a execução de adutora, a construção de uma nova estação de tratamento de água, a recuperação de reservatório elevado de 50 m3 e a implantação e readequação de rede de distribuição de água tratada.

Flexeiras interiorO novo sistema terá uma estação elevatória de água bruta dotada de um sistema de automação, que funcionará por meio de sensores de nível, válvulas de controle, reservatório e pressostato, integrados ao quadro de comando elétrico. Já a adutora por recalque terá extensão de 3.112 metros e deságua na estação de tratamento situada na parte alta da cidade de Flexeiras. A rede de distribuição de água será composta por duas redes distintas, onde a primeira deve abastecer a parte alta da cidade e a segunda levará água ao restante do município.

Atualmente a obra está em execução com avanços na implantação de cerca de 90% da rede de distribuição da água tratada e em fase final de conclusão da adutora que leva água bruta captada na barragem até a estação de tratamento. A construção da estação elevatória também já foi finalizada. Já a obra para implantação da nova estação de tratamento está em fase de execução, com avanço de cerca de 60% dos trabalhos.