Notícias
Espaço Cultura Codevasf: exposição “Costurando afetos” celebra o amor materno durante o mês de maio
Uma celebração à maternidade em sua diversidade de formas e experiências. Essa é a proposta da exposição “Costurando afetos”, promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante o mês de maio em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo dia 11 (domingo), e ao Dia da Diversidade Cultural, celebrado no dia 21. A mostra estará aberta à visitação do público até o dia 30 deste mês, no Espaço Cultura Codevasf.
A exposição é composta por 58 bonecas de pano produzidas pela costureira e artesã Tânia Faria. Na mostra, ela traz à tona questões relacionadas ao gênero, à diversidade e ao papel da maternidade na sociedade contemporânea. “Aprendi muito cedo a costurar com minha avó Aurora. Com o tempo, descobri algumas habilidades no artesanato, mas só me dediquei inteiramente depois de um câncer. Desenvolver minhas habilidades me ajudou muito; nunca havia feito curso nenhum. O primeiro foi o de bonecas, pelo qual me apaixonei inteiramente”, conta Tânia Faria.
As bonecas simbolizam o vínculo afetivo entre mães e filhos, abordando histórias marcadas por afeto, força e resiliência. Cada peça representa uma narrativa construída por meio de tecidos, linhas e moldes, evocando gestos cotidianos de cuidado e amor.
“A proposta da exposição é ampliar a compreensão sobre o que significa ser mãe no mundo atual, destacando diferentes formas de maternidade: biológica, adotiva, solo, compartilhada e também a chamada ‘paternidade materna’. O objetivo é promover a empatia e o respeito à pluralidade de vivências que compõem esse papel”, explica Izabel Sena, curadora do Espaço Cultura Codevasf e organizadora da exposição.
“Costurando afetos” é um convite para olhar com ternura e profundidade para as diferentes maneiras de ser mãe — seja no sangue, no coração, na escolha ou no cuidado compartilhado. “As bonecas expostas não são apenas figuras, mas símbolos vivos de histórias bordadas com dedicação, força e doçura”, ressalta Izabel Sena.
A exposição integra os esforços do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade (COGERD) da Codevasf, que visa garantir um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor, valorizando a diversidade e promovendo políticas de equidade de gênero e respeito às diferentes formas de vivência da maternidade.
Sala de Apoio à Amamentação
Entre as iniciativas institucionais da Codevasf voltadas ao bem-estar de suas colaboradoras que são mães, destaca-se a Sala de Apoio à Amamentação, criada em 2017.
O espaço foi especialmente planejado para proporcionar um ambiente seguro, confortável e privativo para as mães que retornam ao trabalho e desejam continuar amamentando. No local, as funcionárias podem coletar e armazenar o leite materno com tranquilidade e qualidade durante o expediente, contribuindo para a manutenção do vínculo com os filhos e o cuidado com a saúde dos bebês.
SERVIÇO:
. Exposição “Costurando afetos”, de Tânia Faria
. Espaço Cultura Codevasf (SGAN 601, Conjunto I, Edifício Deputado Manoel Novaes, Asa Norte)
Até 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30
. Informações e agendamento para visitas: cerimonial@codevasf.gov.br