Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Equipamentos doados pela Codevasf monitoram qualidade da água de rios e nascentes em Teresina
conteúdo

Notícias

Equipamentos doados pela Codevasf monitoram qualidade da água de rios e nascentes em Teresina

publicado: 28/05/2025 18h13, última modificação: 28/05/2025 18h13

TeresinaA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta quarta (28), doação de quatro kits ambientais à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina (Semam). Os equipamentos serão utilizados para auxiliar no processo de diagnóstico da qualidade das águas das nascentes a serem preservadas e recuperadas na capital piauiense.

Por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), foram entregues à Semam medidores multiparâmetros à prova d’água, com respectivas sondas e soluções para análise de parâmetros da água, câmeras fotográficas digitais, notebooks e impressoras multifuncionais a lazer monocromáticas. A iniciativa reforça ações conjuntas já executadas entre os órgãos públicos voltadas à recuperação de áreas de mata ciliar degradadas, bem como preservação e recuperação de perímetros de nascentes na grande Teresina.

“Agradecemos os resultados positivos dessa parceria com a Codevasf, entre eles, o Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau), que estima o plantio de milhares de árvores na capital. Os materiais recebidos hoje servirão de apoio também às fiscalizações já realizadas pela Semam e vão garantir a proteção das nossas águas e do nosso verde”, disse Aluísio Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Treseina 1Conhecida como “Cidade Verde”, Teresina é, atualmente, considerada a segunda capital mais arborizada do Nordeste, ficando atrás somente de Fortaleza (CE).

No ranking nacional, o município piauiense ocupa a 14ª posição, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Nossa meta é executar ações robustas e continuadas para reconquistarmos o título de ‘Cidade Verde’ e reposicionar Teresina onde ela merece. Por isso, temos buscado parcerias para garantir a cobertura arbórea adequada do espaço urbano em todas as zonas da cidade”, explica Marcelo Castro Filho, superintendente regional da Codevasf no Piauí.