Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Com apoio da Codevasf, Projeto Vapor Escola leva aprendizado diferenciado a estudantes de Sobradinho (BA)
conteúdo

Notícias

Com apoio da Codevasf, Projeto Vapor Escola leva aprendizado diferenciado a estudantes de Sobradinho (BA)

publicado: 03/07/2025 15h45, última modificação: 03/07/2025 15h50

Vapor EscolaUm grupo de 100 estudantes da rede municipal de Sobradinho (BA) participou da viagem inaugural do Projeto Vapor Escola a bordo do Vapor São Francisco, no Lago de Sobradinho, entre os municípios baianos de Sobradinho e Casa Nova. Desenvolvida pelo Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social (IPED) e patrocinada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a iniciativa oferece aos alunos uma experiência de aprendizado diferenciada sobre questões ambientais, histórico-culturais e territoriais associadas ao rio São Francisco, por meio de apresentações cênicas e musicais, atividades lúdicas e aulas das disciplinas escolares.

Com capacidade para 500 pessoas, o Vapor São Francisco oferece segurança e conforto aos passageiros. A equipe a bordo inclui professores, monitores e outros profissionais que ministram aulas, apresentam pequenos espetáculos teatrais e palestras socioeducativas. A embarcação também está preparada para atender adolescentes com necessidades especiais, como deficiências visuais, auditivas e intelectuais.

Durante as viagens, que duram em média três horas, os alunos recebem kits de material didático e de apoio, além de lanches adequados à segurança nutricional. O projeto também organiza o transporte dos estudantes das escolas para o local de embarque e o retorno.

Avaliação positiva

Além dos estudantes e da equipe de profissionais, a viagem inaugural contou com a presença do prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio; da secretária municipal de Educação, Ducilene Soares; e da diretora do IPED, Marcia Sacchet.

“Temos orgulho da nossa história, do nosso meio ambiente e do nosso território. Ficamos maravilhados com o projeto do Vapor Escola e buscamos dar total apoio a essa iniciativa riquíssima, que permitirá aos nossos jovens estudantes ter essa experiência de aprender na prática nossa história e conhecer de perto o nosso meio ambiente, navegando pelas águas do lago de Sobradinho”, frisou o prefeito.

Na avaliação de Márcia Sacchet, a proposta do projeto é buscar a conscientização dos estudantes. “A nossa intenção é que as crianças aprendam a valorizar, na prática, a importância do São Francisco para a região”, ressaltou.

Os estudantes avaliaram positivamente a experiência. “Muitos alunos não têm a oportunidade de ter acesso a esse tipo de atividade. Com esse estudo na prática, vamos aprender a dar mais valor à nossa história ribeirinha”, concluiu Maria Izabella da Silva. A mesma opinião foi compartilhada por Gabriel de Souza: “Foi um aprendizado muito diferente. Muito interessante saber mais sobre o rio São Francisco e a nossa região com esse tipo de atividade”, frisou.

Mais viagens

Até novembro deste ano, o projeto espera atender 1.200 estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal, em 12 passeios com 100 alunos cada. Além dos estudantes, o projeto também incluirá nove professores, quatro representantes de pais de alunos, monitores e integrantes das equipes pedagógicas das escolas.

Além da Codevasf e do IPED, a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura Municipal de Sobradinho, do Banco do Nordeste e de empresas da iniciativa privada.