Notícias
Codevasf promove curso para operação de drones em aldeia Xerente, no Tocantins
A Codevasf concluiu neste mês um treinamento em operação de drones em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO), no município de Tocantínia (TO).
Com apoio do Sindicato Rural de Miracema, os 11 participantes da capacitação contaram com aulas teóricas e práticas relacionadas aos diversos usos do drone: agricultura, fotografia aérea, resgate e busca e mapeamento aéreo para combate a incêndios florestais.
O curso, com carga de 40 horas, foi ministrado na aldeia Xerente para a Associação dos Brigadistas Akwe Xerente. Cesar Felix Fragoso, superintendente da Codevasf no Tocantins reiterou a importância das capacitações para o Estado.
"Os treinamentos levam conhecimento para quem precisa, alavancam o desenvolvimento e diminuem as desigualdades regionais, que é a razão de existir da Codevasf", avalia.
A ação faz parte do Projeto Amanhã, programa com forte atuação no Tocantins. "A Codevasf leva muito a sério as capacitações. Estamos transformando a vida das pessoas por meio do conhecimento, e isso é muito gratificante", afirma o analista em desenvolvimento regional Tiago Cota, coordenador do projeto.
O Projeto Amanhã promove ações de capacitação e a inserção de pessoas no mercado de trabalho e na sociedade. Desde a sua implantação, em 1993, mais de 35 mil jovens foram beneficiados.
A estratégia do projeto é o desenvolvimento gradativo do jovem para que ele seja protagonista do seu desenvolvimento profissional. A ideia é que o jovem seja integrado à atividade produtiva a fim de contribuir economicamente em sua comunidade. Os cursos de capacitação são gratuitos. O projeto promove capacitações principalmente em temas relacionados com as áreas finalísticas da Codevasf.