Notícias
Codevasf promove capacitação em classificação de terras para irrigação em Bom Jesus da Lapa (BA)
Nos dias 11, 12 e 13 de março de 2025, o município de Bom Jesus da Lapa (BA) sediou o curso de capacitação em classificação de terras para irrigação e condutividade hidráulica dos solos, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O evento, para profissionais e técnicos da área de irrigação, teve como objetivo capacitar os participantes nas metodologias de classificação de solos quanto à aptidão para irrigação e drenagem do solo, processos fundamentais para o desenvolvimento da agricultura irrigada de qualidade. Estavam presentes técnicos das Superintendências Regionais da Codevasf de Montes Claros (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Petrolina (PE), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Juazeiro (BA), além da Sede em Brasília (DF).
Segundo Luís Augusto Costa Fernandes, engenheiro agrônomo da Codevasf, lotado em Brasília (DF), e que foi um dos que ministraram a capacitação, “o treinamento é voltado na passagem de conhecimento de funcionários mais experientes da Codevasf para os mais novos e surgiu de uma necessidade relacionada à análise de laudos para concessão de água, onde os técnicos devem analisar as partes de classificação de terra para irrigação e de solos”.
A capacitação incluiu abordagens teóricas e práticas, oferecendo um conteúdo abrangente para melhorar a eficácia dos processos de classificação de terras. A parte teórica foi realizada na 2ª Superintendência Regional da Codevasf, enquanto a parte prática ocorreu no Projeto Formoso, no município de Bom Jesus da Lapa (BA). O curso abordou, entre outros tópicos, as diretrizes e procedimentos na instrução processual, análise e interpretação de dados planimétricos e altimétricos, além de drenagem e condutividade hidráulica, temas cruciais para garantir a eficiência das áreas irrigadas.
Ronaldo Zooca, engenheiro agrônomo da Codevasf lotado em Bom Jesus da Lapa (BA), afirmou que o objetivo dessa capacitação é “fazer com que se consiga atender o público e os irrigantes que necessitem desse tipo de trabalho vinculados à Codevasf”.
Inovação
Uma das inovações do curso foi a inclusão de uma abordagem sobre a gestão dos processos, que visa padronizar os procedimentos administrativos adotados pela Codevasf. Essa mudança tem como objetivo garantir que os processos relacionados à classificação de terras sigam uma trilha de regulamentação e tramitação mais eficientes.
Alex Carvalho, engenheiro agrônomo da Codevasf lotado em Montes Claros (MG), considerou que “a capacitação foi bastante proveitosa, pois permitiu que nós, técnicos, pudéssemos ver na, prática, análises de todos os parâmetros do solo para fins de classificação e as características necessárias para analisarmos laudos e processos que chegam na Superintendência, agregando valor elevado, pois quando chegarem esses processos o técnico terá essa experiência para analisar com melhor eficiência”.
A capacitação foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram a importância do aprendizado teórico e prático, fundamentais para a aplicação direta no campo.
O engenheiro agrônomo Daniel Laranjeiras, que atua no Projeto Formoso, foi convidado e participou da capacitação. Daniel salientou a importância do curso, afirmando que é um conhecimento que será difundido para os produtores e irrigantes, e para quem deseja ter água em seu lote e quer realizar o sonho de ser produtor rural irrigado. “Quero fazer parte dessa prática, levar esse conhecimento técnico para o campo e trazer o melhor para nossa região”, complementa.
A Codevasf, com essa ação, reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e em capacitar profissionais da área para a utilização de novas tecnologias que otimizem o processo de irrigação.
Aspectos abordados
A capacitação contou com os seguintes temas: procedimentos para solicitação de reclassificação de solos irrigáveis em não irrigáveis (Kaio Gabriel Santos, Codevasf sede), cartografia (Alexandre José dos Santos, Codevasf em Bom Jesus da Lapa), condutividade hidráulica dos solos (Hermínio Suguino, Codevasf sede), classificação de terras para irrigação (Ciro Petrere, Codevasf em Juazeiro, e Luiz Augusto Fernandes, Codevasf sede) e coordenação geral, Ronaldo Zooca (Codevaasf em Bom Jesus da Lapa).