Notícias
Codevasf participa de seminário de apicultura no Vale do Jequitinhonha
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, na última quinta-feira (06/08), em Turmalina (MG), o VI Seminário de Apicultura do Vale do Jequitinhonha. O evento, que já se consolidou como um dos principais encontros do setor na região, reuniu mais de 400 apicultores e meliponicultores, com o objetivo de fortalecer e expandir a cadeia apícola no nordeste de Minas Gerais.
O seminário foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Turmalina, a Cooperativa e a Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha, a Emater/MG, o Sebrae, o Sistema Faemg/Senar e outros órgãos públicos e privados.
“O sucesso econômico e social da apicultura no nordeste de Minas precisa ser celebrado, sobretudo, pelos próprios apicultores, protagonistas dessa transformação. São eles que, com esforço diário, vêm mudando a realidade do nosso Vale do Jequitinhonha”, destacou Romeu Souto durante a abertura do evento.
Durante o encontro, foram proferidas palestras técnicas e realizadas demonstrações de práticas de manejo em meliponário, além da apresentação de dados científicos sobre os produtos apícolas da região.
Renato Alves, presidente da Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha e responsável técnico pela atividade na região, também enfatizou a importância do seminário para a troca de experiências e o aperfeiçoamento das práticas. “Esse encontro foi um marco importante para reforçar o trabalho coletivo entre os produtores e incentivar melhorias contínuas no manejo do mel e da própolis. A apicultura tem um papel estratégico na geração de renda e no desenvolvimento local”, afirmou.
Um mercado que movimenta milhões
Atuando desde 2021 no fortalecimento da apicultura no Vale do Jequitinhonha, a Codevasf vem apoiando diretamente cerca de mil famílias em mais de 30 municípios. A produção anual de mel na região já ultrapassa 700 toneladas, movimentando aproximadamente R$ 15 milhões por ano. O território é reconhecido por seu pasto apícola rico e diversificado, que permite a produção de vários tipos de mel de floradas distintas e de alta qualidade, bastante valorizados no mercado.
Segundo Romeu Souto Filho, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, os investimentos da Companhia na cadeia produtiva da apicultura, por meio de emendas parlamentares, já somam cerca de R$ 5 milhões. Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos e na implantação de dez unidades contêineres para beneficiamento do mel em municípios que vão do Baixo ao Alto Jequitinhonha.
Diversificação da produção apícola
Além do mel, a Codevasf tem incentivado a diversificação da produção apícola, com foco em produtos como a própolis verde. Técnicos da Companhia vêm identificando, em visitas de campo, diversas potencialidades do território para a produção de novos derivados da atividade das abelhas, ampliando a renda das famílias e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.