Notícias
Codevasf impulsiona produção de mel e derivados em Itiúba (BA) com investimentos e capacitação
Apicultores e comunidades de Itiúba, município do sertão baiano, têm experimentado um aumento significativo na produção de mel, própolis, cera e até cosméticos, graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A empresa, por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), intensificou suas ações na região, investindo em equipamentos, materiais e capacitação para estruturar o Arranjo Produtivo Local (APL) da Apicultura.
Umas das entidades beneficiadas pelas ações foi a Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Município de Itiúba (APISMELI) que recebeu apoio com a entrega de equipamentos e capacitações. A iniciativa tem transformado a realidade de produtores como Alex do Nascimento, da Fazenda Lagoa do Tanque, que após receber treinamento em criação de rainhas, viu sua produção de mel aumentar. "Tendo o conhecimento, percebemos que a rainha jovem tem um índice maior de produção, o que faz com que a gente possa crescer dentro da apicultura, aproveitando esse benefício", comemora o apicultor.
No Assentamento Novo Paraíso, Fábio Santos também colhe os frutos da parceria com a Codevasf. Especializado na produção de extrato de própolis após a capacitação, ele relata um aumento notável no volume, qualidade e vendas do seu produto. "A Codevasf foi fundamental porque através dos fomentos que passou pra gente, a gente rendeu a quantidade de colmeias e com a especialização você acaba aumentando a produtividade", afirma Fábio.
Ceras e cosméticos
O impacto da iniciativa da Codevasf vai além da produção de mel e própolis. No povoado Bela Vista, a produtora Tamires Gama aproveitou o curso oferecido pela estatal à APISMELI para se dedicar à fabricação de sabonetes, cremes e outros cosméticos à base de mel. A aceitação dos seus produtos no mercado tem sido surpreendente, impulsionada pela busca por itens naturais.
"O meu interesse nos produtos à base de mel surgiu a partir do curso que a Codevasf trouxe para os apicultores da APISMELI de Itiúba. Todos os produtos a gente vende pelas redes sociais e graças a Deus tem uma procura muito grande. As pessoas procuram principalmente por ser natural", explica Tamires.
A Cooperativa Mista Agropecuária de Itiúba (Coomapi) também tem sido uma importante parceira dos apicultores, cedendo espaço e infraestrutura para atividades como a produção de cera. Luiz Santana, apicultor da sede do município, destaca o papel crucial da Codevasf em toda a cadeia produtiva. "A Codevasf foi fundamental em todo esse processo da apicultura aqui em Itiúba, porque nos ofertou equipamentos que eles fazem parte de toda a cadeia de produção. Na questão da cera, por exemplo, o derretedor, o laminador que ‘é fundamental’ para que a gente faça o beneficiamento da cera", ressalta Luiz.
Nos últimos meses, a Codevasf investiu mais de R$ 225 mil na aquisição de uma Unidade de Extração de Mel em Contêiner, equipada com diversos itens essenciais para o processamento do mel e da cera. Essa ação demonstra o compromisso da Companhia em fortalecer a apicultura local e gerar novas oportunidades de renda para a população de Itiúba.