Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Codevasf fortalece mandiocultura em Minas Gerais com entrega de equipamentos para produção de farinha
conteúdo

Notícias

Codevasf fortalece mandiocultura em Minas Gerais com entrega de equipamentos para produção de farinha

publicado: 01/04/2025 18h01, última modificação: 01/04/2025 18h01

MandioculturaA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue impulsionando a agricultura familiar no norte de Minas Gerais e nas regiões do Rio Pardo, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Dessa vez, a Empresa realizou a entrega de 16 kits de equipamentos para casas de farinha em 14 municípios, modernizando a produção e beneficiando cerca de 500 famílias de pequenos produtores rurais. No total, foram investidos em torno de R$520 mil na aquisição de equipamentos e em capacitação dos produtores.

Os kits repassados aos produtores incluem peneira elétrica, forno elétrico, triturador elétrico e prensa manual — itens essenciais para ampliar e otimizar a produção da farinha de mandioca, um dos principais produtos da agricultura familiar nas regiões beneficiadas. Além da entrega dos equipamentos, a capacitação promovida pela Companhia visa garantir que os produtores utilizem as novas ferramentas de forma eficiente, aumentando a produtividade e a qualidade do produto final.

“Com essa iniciativa, a Codevasf busca fortalecer a cadeia produtiva da mandioca, gerando mais oportunidades de emprego e renda para os pequenos produtores, em regiões onde a produção da farinha é uma tradição que garante o sustento de muitas famílias”, afirma Marco Câmara, superintendente regional da Companhia em Minas Gerais.

Diego Cunha, engenheiro agrônomo da Codevasf em Minas Gerais, explica  que a mandioca é uma das mais importantes culturas agrícolas brasileiras, sendo plantada de norte a sul por pequenos e grandes produtores. “E com o fornecimento desses equipamentos para fabricação de farinha, a Empresa acredita estar contribuindo de forma positiva na modernização das pequenas fábricas, visando à ampliação da produção, trazendo emprego e renda para diversas famílias que sobrevivem desta atividade”, acrescenta.

“As ações da Codevasf de apoio à mandiocultura estão sendo de suma importância para os municípios beneficiados. Elas incentivam o aumento do plantio dessa cultura no município de Turmalina, no vale do Jequitinhonha, onde 81 participantes da Associação Comunitária Campo do Buriti não só aumentaram o número de seu mandiocal e da sua produção, mas também já estão ampliando o seu mercado consumidor”, explica a produtora Terezinha Lopes dos Santos, presidente da associação beneficiada.

Já no município de Machacalis, também no vale o Jequitinhonha, o sucesso da mandiocultura, diante do apoio da Codevasf, levou a Casa do Farinheiro do Córrego Seco, apoiada pela Associação Comunitário homônima, a ser uma das principais fornecedora de farinha ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da feira municipal local. “Agora, com os equipamentos doados pela Companhia será possível obter o selo de liberação da Vigilância Sanitária para comercialização junto aos supermercados da região”. É o afirma a presidente da Associação Comunitária do Córrego Seco, Antônia Célia Cardo Costa.