Notícias
Codevasf entrega equipamentos para associações, sindicato e prefeituras em Tocantins
A Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, na tarde desta nesta sexta-feira (16), a entrega de 87 tratores para 12 associações, prefeituras e um sindicato rual de 74 municípios em Tocantins. O evento foi realizado na Sede da 10ª Superintendência Regional em Palmas (Tocantins). Com recursos do Orçamento Geral da União, via emenda da bancada federal, foram investidos cerca de R$ 11 milhões na iniciativa.
O superintendente regional da Codevasf no Tocantins, César Felix Fragoso, afirmou que a entrega desses tratores vai alavancar a renda e os investimentos que estão chegando em Tocantins. “O principal objetivo é fazer com que a agricultura familiar possa crescer nos municípios e associações. Eles irão produzir seu próprio alimento para melhorar sua renda familiar”, acrescentou.
O prefeito de Wanderlândia, Djalma Júnior, informou que o município recebeu dois tratores, um para os Assentamentos de Costa Rica e Peristrela e outro para a Associação Rio Corda. “A importância desses equipamentos para a região é muito grande. Vamos fomentar a agricultura familiar e dar uma assistência ao pequeno produtor rural que não tem condições de ter um trator, de pagar a hora-máquina. Esse trator dará uma guinada na nossa agricultura familiar, na gradagem de pastos e na plantação de roças”, completou.
Para o cacique da aldeia Cahoeirinha, do território Xerente , foi uma alegria participar desse evento onde a política pública de fato vai entrar nos territórios. “Esse trator vai potencializar a agricultura familiar indígena. Hoje demos um passo muito importante para elevar o desenvolvimento econômico e social do povo xerente”, concluiu.
Os representantes das Associações beneficiadas também enalteceram a iniciativa. Abel Maurício, presidente da Associação Serra da Lopa, afirmou que a ação vai impactar muito na vida dos pequenos proprietários da Associação. “Eles vão receber esse trator para gradear sua terra, muitos deles não têm essa máquina. Vamos focar na de terra, no plantio e na colheita de lavoura e na armazenagem — trazer da roça para seu galpão ou cidade. A ação vai beneficiar muitas famílias de pequenos produtores De certa forma vão produzir mais e levarão comida para o povo brasileiro”, explicou.
Já a presidente da Associação Xerente, Ana Shelley Barboza, disse que foi uma alegria para os associados receberem um trator. “Vários anos sonhamos em ter um trator para ajudar a comunidade. Para conseguirmos ter uma renda extra. Produzir e vender produção e potencializar as ações da associação”, disse.