Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Codevasf e parceiros fortalecem polo de moda de Taiobeiras (MG) com missão técnica a Goiás
conteúdo

Notícias

Codevasf e parceiros fortalecem polo de moda de Taiobeiras (MG) com missão técnica a Goiás

publicado: 09/07/2025 15h16, última modificação: 09/07/2025 15h19

Polo moda MGA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Prefeitura de Taiobeiras, o Sebrae/MG e a Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (AMIP), promoveu uma missão técnica ao estado de Goiás. A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) de moda de Taiobeiras e promover a modernização da cadeia produtiva de confecção no Norte de Minas.

A missão contou com a participação de 26 integrantes da AMIP, incluindo jovens do Projeto Amanhã, confeccionistas e profissionais do setor, além de representantes das instituições organizadoras.

O grupo visitou os polos de moda de Goiânia, Taquaral e Pontalina — uma região que ocupa o 10º lugar no ranking nacional de produção em confecção e é reconhecida como o segundo maior polo de moda no Brasil. Foram visitadas grandes fábricas, lojas, centros de inovação e tecnologia, com foco na observação de boas práticas em gestão, marketing, design, inovação e logística. Entre os pontos visitados em Goiânia estão algumas das mais importantes lojas e indústrias do setor no país. Já em Taquaral, os participantes conheceram de perto o trabalho do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), referência em capacitação técnica voltada à indústria da confecção.

Além das visitas, houve busca ativa por parcerias comerciais e intercâmbio de experiências com os principais polos de moda íntima do país.

A missão integra uma estratégia mais ampla da Codevasf que, desde 2005, atua no fortalecimento da cadeia produtiva têxtil em Minas Gerais. Além das visitas técnicas, a Companhia investe em consultorias, treinamentos e programas de qualificação de mão de obra, com foco na inclusão produtiva, elevação da renda familiar e combate às desigualdades regionais.

Para Romeu Souto Filho, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região. "Em Taiobeiras, onde mais de 100 confecções estão em funcionamento, o fortalecimento do APL tem gerado significativos avanços na geração de renda e empregos para a população norte-mineira. A Codevasf seguirá empenhada em buscar soluções para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais", destacou.

Boas perspectivas

A presidente da AMIP, Sueli Maria Gomes, avaliou a missão como extremamente positiva. "Foi uma experiência muito rica, que com certeza vai contribuir para o fortalecimento do nosso polo e abrir novos caminhos para todas nós", afirmou.

A jovem empreendedora Luiza Gabrielly, que dá continuidade à empresa iniciada por sua mãe, também comemorou a oportunidade. "Voltei com novas ideias, referências valiosas, feedbacks importantes e, principalmente, com a certeza de que estamos no caminho certo ao buscar inovação e fortalecer nosso setor", destacou.

Com mais essa ação voltada ao desenvolvimento regional, a expectativa da Codevasf é que o APL de Moda de Taiobeiras alcance maior competitividade, com capacidade ampliada de geração de empregos e renda, além de uma visão mais abrangente sobre tendências de mercado, tecidos, comportamento do consumidor e inovações tecnológicas — consolidando o Norte de Minas como um novo polo regional da moda brasileira.