Notícias
Codevasf celebra 51 anos com R$ 1,64 bilhão mobilizados em Alagoas na última década
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completou 51 anos de criação no dia 16 de julho, celebrando a marca de cerca de R$ 1,64 bilhão mobilizados em Alagoas entre 2015 e 2024, em valores empenhados. Nesse período, a empresa executou diversos projetos estruturantes no estado, como novos perímetros públicos de irrigação, implantação de infraestrutura viária, fortalecimento de cadeias produtivas — como a apicultura e a piscicultura —, mecanização da agricultura, recomposição da ictiofauna do rio São Francisco e ampliação do acesso à água tratada por meio de adutoras e sistemas de abastecimento.
As comemorações pelo aniversário da Companhia ocorreram na quinta-feira, 24 de julho, nas unidades da Empresa de Maceió e Penedo, com transmissão por videoconferência a partir da sede da Codevasf, em Brasília. A programação contou com a participação de empregados e gestores, além de pronunciamentos do diretor-presidente Lucas Felipe de Oliveira, de membros da diretoria-executiva e do conselho de administração da Codevasf.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a data reforça o papel transformador da empresa no desenvolvimento regional. “Celebramos 51 anos de uma história que transformou vidas inicialmente na região Nordeste e hoje em mais de 36% do território brasileiro. Em Alagoas, estamos atuando fortemente em diversas linhas, como a implantação de sistemas de abastecimento e adutoras ao longo do canal do sertão, na estruturação de cadeias produtivas como a apicultura com casas de mel e a bovinocultura, com casas de leite. E também a realização de estudos para implantação de novos projetos públicos de irrigação no sertão de Alagoas”, afirmou.
O superintendente destacou ainda a execução de ações de qualificação viária com a pavimentação de vias públicas urbanas e rurais de escoamento de produção agrícola, a implantação de pontes, como nos municípios de São José da Laje (AL) e de São Sebastião (AL), o repasse de máquinas pesadas para estruturação de serviços públicos, como a doação de retroescavadeiras e caminhões compactadores de lixo para prefeituras, a requalificação de banheiros públicos e a implantação de banheiros secos com tratamento por desidratação para famílias em situação de vulnerabilidade social no semiárido alagoano.
Presença consolidada em Alagoas
Criada em 1974, a Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento regional (MIDR) e que tem como missão promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades. Para isso, a Companhia atua em seis linhas para o cumprimento de sua missão: inclusão socioprodutiva, agricultura irrigada, infraestrutura hídrica, estruturação de cidades, revitalização de bacias hidrográficas e elaboração de planos de desenvolvimento.
Em Alagoas, a Codevasf atua desde sua criação em 1974. Até 1984, as ações da Companhia no estado eram vinculadas ao estado de Sergipe, quando naquele ano foi criada a 5ª Superintendência Regional. Hoje a empresa pública federal atua nos 102 municípios alagoanos com sede da superintendência em Maceió (AL), no prédio do Governo Federal, contando com o Escritório de Apoio Técnico de Penedo (5ª EPE) e com o Centro de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL).
Atualmente a Companhia mantém os projetos públicos de irrigação do Boacica, em Igreja Nova (AL), do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), e do Marituba, em Penedo (AL).