Notícias
Codevasf apresenta ações na AquiPesc Brasil, em Aracaju
As ações da Codevasf de apoio à aquicultura e à pesca estão em destaque na AquiPesc Brasil, uma feira de negócios do setor realizada em Aracaju. O evento começou na quinta-feira (27) e prossegue até sábado (29), no Centro de Convenções AM Malls.
O evento conta com diversas palestras, rodas de conversa com produtores rurais e apresentações mercadológicas e institucionais. A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira à noite, com participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa.
“É uma grande satisfação participar da AquiPesc Brasil, que reúne vários parceiros importantes. A Codevasf possui um trabalho consolidado na área de pesca e aquicultura, com várias contribuições realizadas em mais de 40 anos no estado de Sergipe, e queremos seguir colaborando para o desenvolvimento desse setor”, declarou Jefferson Costa.
Em 2024, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume produziu mais de 6 milhões de alevinos e pós-larvas, utilizadas em ações de repovoamento e apoio a produtores familiares. No período, 15 municípios sergipanos foram atendidos por meio de peixamentos no rio São Francisco, lagoas e açudes, bem como fornecimento de alevinos para associações de produtores rurais.
No ano passado, a Codevasf assegurou R$ 750 mil para obras de reforma do Centro Integrado de Betume, que estão em andamento. O valor será investido na recuperação de canal de drenagem, sistema hidráulico do laboratório e readequação de viveiros, garantindo melhorias no processo de reprodução de peixes. Os recursos são oriundos de Termo de Execução Descentralizada do Ministério da Pesca e Aquicultura.
A AquiPesc Brasil é promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e a Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura. A solenidade de abertura reuniu autoridades como o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e o senador Laércio Oliveira.