Notícias
Codevasf apoia ações de reflorestamento durante Semana do Meio Ambiente em Sergipe
Nesta semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) forneceu mais de mil mudas de árvores para ações de reflorestamento em Sergipe. As prefeituras de Cedro de São João, Neópolis e Santana do São Francisco receberam mudas de espécies nativas e frutíferas para ações alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
Além dessas prefeituras, a Codevasf já havia fornecido mais de 100 mudas para o projeto Dia do Chico, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Baixo São Francisco (Conbasf) e que teve sua primeira edição realizada no mês passado, no município de Telha. Estão previstas novas doações em junho, com expectativa de doar quase duas mil mudas até o final do mês.
As mudas são produzidas pela Codevasf em um viveiro localizado no povoado Betume, na zona rural de Neópolis. Atualmente, são produzidas mudas de 26 espécies de plantas, como ipê amarelo, cajueiro, ingá e jaboticaba. O objetivo do viveiro é fornecer mudas para fortalecer ações de reflorestamento, a recuperação de áreas degradadas e a difusão da educação ambiental junto a comunidades locais.
“A solicitação pode ser feita por qualquer instituição pública ou privada, como associações, cooperativas e ONGs, que tenha o objetivo de realizar ações públicas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas ou distribuição com agricultores familiares”, explica o engenheiro agrônomo Vítor Carvalho, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf.
Instituída pelo Decreto nº 86.028/81, a Semana Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo ampliar a participação da sociedade na preservação do patrimônio natural do Brasil. Realizada na primeira semana de junho, a data foi criada para coincidir com o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e representa uma oportunidade para mobilizar governos, instituições e comunidades em torno da conscientização ambiental.