Notícias
Anel viário irá impulsionar economia do agreste alagoano
O município de Girau do Ponciano (AL) terá uma nova rota de acesso a partir da estruturação do anel viário que liga as rodovias estaduais AL-115 e AL-487. A qualificação da via ocorre por meio de um convênio celebrado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano; no valor de cerca de R$ 10,6 milhões, com contrapartida de R$ 19,5 mil do município. Até o momento, cerca de um quilometro da via já recebeu os serviços de pavimentação.
O projeto de pavimentação do anel viário de Girau do Ponciano está em plena execução sob responsabilidade da prefeitura municipal e prevê a pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de 3,1 quilômetros de pista. A infraestrutura viária contará ainda com acostamento, drenagem superficial, sinalização horizontal e vertical e ciclovia. Atualmente o trecho da rodovia AL-487 passa pela região central da cidade, o que tem causado grandes transtornos na região devido ao tráafego intenso.
O município de Girau do Ponciano é um grande produtor de leite, de mel e demais produtos da apicultura. Com a implantação do anel viário, a Codevasf e a prefeitura municipal projetam melhorar as rotas de escoamento agrícola da região, reduzindo o tráfego de caminhões nas ruas da cidade.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a demanda apresentada à Companhia pelo município de qualificação viária de um dos acessos à cidade aponta para o crescimento de atividades produtivas na região, como a bovinocultura leiteira e para a necessidade de investimentos em infraestrutura que deem suporte ao momento da economia local.
“A bovino cultura leiteira em Girau do Ponciano e em municípios vizinhos é uma das atividades mais fortes na região e que vem gerando trabalho e renda para diversas comunidades. Para fortalecer a atividade agrícola e agropecuária, além da circulação de serviços, precisamos de uma infraestrutura viária adequada, que evite perdas e que encurte o caminho entre quem produz e quem consome ou beneficia”, defendeu João Paulo Tavares.
A parceria entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano para implantação do anel viário e o impacto social da via foram destacados pelo prefeito do município Gilberto Barros. A infraestrutura viária é considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana da história da cidade.
“A Codevasf, em parceria com o município de Girau do Ponciano, vem gerando bons frutos, a exemplo do anel viário que liga a AL-115 a AL-487, que conta também com uma ciclovia, trazendo mais acessibilidade, desenvolvimento para toda aquela região. Girau do Ponciano agradece por essa parceria com a Codevasf para que juntos possamos continuar construindo um futuro ainda melhor”, afirmou Gilberto Barros.
A execução da obra ocorre a partir de recursos do Programa de Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano Voltado à Implantação e Qualificação Viária – Nacional transferidos à Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano por meio de convênio com a Codevasf.