Notícias
Agricultores familiares do Cinturão Verde de Arapiraca (AL) são capacitados para mecanização da atividade
Representantes de comunidades rurais do Cinturão Verde de Arapiraca (AL), no agreste alagoano, foram capacitados para mecanização da agricultura familiar pelo Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O treinamento ocorreu durante os procedimentos de entrega técnica realizados pela Codevasf para repasse de 36 microtratores à Prefeitura Municipal de Arapiraca para estruturação da produção agrícola familiar nessas comunidades.
As máquinas e os implementos serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural nas comunidades rurais que formam o Cinturão Verde de Arapiraca, uma área que inclui diversos povoados do município que foram estruturados pela prefeitura para diversificação da produção de alimentos a partir da agricultura familiar em pequenas propriedades rurais.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira, os equipamentos devem fortalecer a produção agrícola do Cinturão Verde com a redução da necessidade de mão de obra a partir da mecanização do preparo do solo e também da colheita. Para isso, cada agricultor capacitado atuará como agente multiplicador na operação dos microtratores.
“Hoje temos em torno de 230 produtores de hortaliça em nosso Cinturão Verde. A intenção do prefeito Luciano Barbosa é que possamos atender ao maior número de agricultores familiares. Por isso, distribuiremos os microtratores de forma estratégica nessas comunidades para que cada máquina fique o mais próximo possível do beneficiário, sem necessidade de custos com deslocamento, o que facilitará as atividades de preparação do solo e de colheita com a mecanização agrícola”, explicou.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, destacou a parceria entre a Companhia e a Prefeitura Municipal de Arapiraca para execução de ações e projetos que estruturam atividades e cadeias produtivas no município, a exemplo da agricultura familiar.
“O município de Arapiraca possui grande vocação para produção agrícola, que hoje abastece grande parte do estado e a capital Maceió. Isso somente é possível com a força da agricultura familiar. Por isso, a Codevasf e a Prefeitura de Arapiraca firmaram essa parceria e apostam na estruturação de atividades produtivas como essa, que geram renda e trabalho e movimentam a economia de toda uma região. Esses microtratores terão essa função de otimizar o trabalho das famílias no campo”, explicou.
Os treinamentos dos agricultores ocorreram em duas turmas. A primeira na terça (11) e na quarta-feira (12), na comunidade Sítio Alazão, e a segunda turma na quinta (13) e na sexta-feira (14), na comunidade Cangandu. A capacitação foi ministrada por uma equipe de técnicos da Codevasf formada pelo engenheiro agrícola Kyrankeneth Elteque, pelo engenheiro mecânico Heider Costa, pelo assistente técnico em Desenvolvimento Regional Márcio Cruz, sob a coordenação da engenheira agrônoma Ana Cristina Almeida.
Projeto Amanhã
Uma das agricultoras capacitadas foi Welma Celestino. Em 2008, ela já havia sido capacitada pelo Projeto Amanhã da Codevasf nos cursos de Horticultura e de Informática e hoje, como professora de uma escola de campo, recebe nova capacitação para ampliar a mecanização da agricultura familiar no Cinturão Verde de Arapiraca.
“É muito bom retornar hoje ao Projeto Amanhã. Essa capacitação foi muito proveitosa, pois temos um conhecimento maior que vai ser usado para trabalhar na escola de campo. Fui aluna e hoje sou professora e essa atividade somente enriquece nosso conhecimento como professora e agricultora”, declarou.
A coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Conceição da Silva, explicou que as ações de qualificação buscam, principalmente, atender às demandas produtivas regionais, gerando oportunidades de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida, incentivo à sucessão rural e a minimizar o êxodo rural, contribuindo com o desenvolvimento regional. “Nesse sentido a Codevasf, por meio Projeto Amanhã, está contribuindo com capacitações e inserção sociolaboral das pessoas em vários estados do Brasil, em sua área de atuação”, complementou a coordenadora.