Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Última semana da exposição Mulheres Eternas no Espaço Cultura Codevasf é marcada por debate
conteúdo

Notícias

Última semana da exposição Mulheres Eternas no Espaço Cultura Codevasf é marcada por debate

publicado: 25/03/2024 16h54, última modificação: 25/03/2024 17h34

O evento foi uma roda de conversa, mais uma das várias ações promovidas pela empresa pública em celebração ao mês da Mulher, com a presença do artista Manu Militão e das convidadas Maria Elizabeth Rocha, ministra do Superior Tribunal MIlitar e Vládia Pompeu, membro da Controladoria-Geral da União e assessora da direção da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, no auditório Avelino Costalonga da sede da Codevasf.

Roda de Conversas Mulheres Eternas (1).jpegExaltar a força feminina, estimular a troca de experiências profissionais e humanas entre mulheres, além de legitimar e dar visibilidade ao empoderamento feminino na sociedade brasileira. Essa temática esteve presente no evento "Roda de Conversas Mulheres Eternas".

Lideranças femininas que fazem parte do quadro da Codevasf e muitos colegas prestigiaram o bate-papo, caso de Kênia Marcelino, única mulher a ter presidido a empresa. Também marcou presença Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf. “Todas as instâncias de governança da empresa hoje são lideradas por mulheres. Isso demonstra o valor que elas têm na composição da força de trabalho da Codevasf”, disse o gestor.

Criado em 2020, o projeto "Mulheres Eternas" promove atividades acadêmicas e culturais que discutem propostas para uma relação de gênero igualitária, visando dar mais evidência e destaque à contribuição feminina na sociedade. A iniciativa reúne atividades acadêmicas e culturais com o objetivo de homenagear personalidades femininas por meio de ações como palestras e exposições, a exemplo da mostra que se encontra no Espaço Cultura Codevasf e a roda de conversa que integrou o projeto. 

Ao todo, são 38 obras criadas pelo artista plástico, Manu Militão, pinturas de mulheres que fizeram história e desafiaram seu tempo por meio do trabalho e resiliência e muitas vezes não obtiveram o devido reconhecimento, resgatado na exposição. “É uma exposição muito didática, com a história de mulheres com as quais vocês vão se identificar", indicou Manu. "É papel de todo artista traduzir o seu tempo. Todas vocês aqui são mulheres eternas”, exaltou.

Roda de Conversas Mulheres Eternas 2.jpegPioneira da categoria a integrar a corte do Superior Tribunal Militar (STM) - fórum de justiça mais antigo do País que nasceu em 1808 - a ministra Maria Elizabeth Rocha, retratada por Militão, falou da importância e do desafio de desfazer o conceito patriarcal que ainda faz parte do universo do judiciário. “Lamentavelmente a misoginia e sectarismo prevalecem no poder judiciário. Ainda são grandes os obstáculos que se impõem às mulheres magistradas", afirmou a ministra. "A inclusão é fundamental para que uma sociedade se reconheça como democrática. É preciso quebrar e superar barreiras, desconstruir essa sociedade que ainda é tão estigmatizante, sectária e cruel”, defendeu.

Presidente do Instituto Empoderar e assessora da Agência Nacional de Transportes Aquaviária (ANTAQ), Vládia Pompeu defendeu mais visibilidade aos feitos das mulheres. "Nós, homens e mulheres, sociedade e Estado, não damos às mulheres a visibilidade que elas merecem", observou a advogada. "É algo que se repete todos os dias e a união de todos é fundamental para mudar essa realidade", defendeu.

Roda de Conversas Mulheres Eternas 3.jpegÚltima Semana

A exposição “Mulheres Eternas” vai até o dia 27 de março, quarta-feira no Espaço Cultura Codevasf.

O Espaço Cultura Codevasf fica no SGAN 601 Norte, Ed. Deputado Manoel Novaes, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Brasília.

Para outras informações e agendamento de visitas contactar Anoushe ou Jaciara, na Assessoria de Comunicação (61) 2028-4771 ou 4769.

registrado em: