Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Senado Federal celebra 50 anos da Codevasf em sessão especial
conteúdo

Notícias

Senado Federal celebra 50 anos da Codevasf em sessão especial

publicado: 08/07/2024 18h38, última modificação: 08/07/2024 19h18

O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (08), uma sessão especial em comemoração ao cinquentenário da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A homenagem atendeu a requerimento do senador Davi Alcolumbre, que presidiu a sessão.

Participaram da mesa de honra, o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto; os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Celso Sabino, do Turismo; o senador Eduardo Gomes e o governador do Amapá, Clécio Luis. Além dos senadores, participaram do evento diversas autoridades, diretores, superintendentes regionais e empregados da Codevasf.

Senado Federal celebra 50 anos da Codevasf em sessão especial 4.jpeg

Ao justificar o requerimento, Alcolumbre ressaltou a sintonia da missão da empresa com os objetivos da República de reduzir as desigualdades sociais e regionais. “Ao longo de cinco décadas, a Codevasf tem sido instrumento de transformação das realidades das regiões em que atua, beneficiando milhões de pessoas com projetos que vão desde a infraestrutura básica até o apoio ao desenvolvimento local”, disse Alcolumbre na abertura dos trabalhos. Em seu discurso, ele também enalteceu o papel histórico da Companhia, citando números e ações nos estados atendidos pela empresa que ilustram a atuação ao longo de meio século.

Waldez Goés também destacou a importância e a trajetória histórica da empresa. “A Codevasf se coloca entre as instituições responsáveis por políticas públicas que mais têm contribuído ao longo da história para diminuir desigualdades, cobrir vazios de assistência e de apoio ao setor produtivo. É mais que justo comemorar o ano todo os 50 anos da empresa”, frisou.

Em seu discurso, Marcelo Moreira ressaltou o papel da empresa e a sua crescente área de atuação ao longo dos anos. “A Codevasf só chegou onde está hoje por causa da reputação que conquistamos. Por conta das obras entregues e dos projetos concluídos. Por conta da nossa eficiência e de servidores preparados e comprometidos que garantem a melhor aplicação possível do recurso público”, afirmou.

Senado Federal celebra 50 anos da Codevasf em sessão especial 2.jpeg

Moreira também destacou o leque de ações da empresa que impactam milhares de vidas. “Atuamos nas mais diversas frentes que possam gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população. De serviços essenciais, como o abastecimento de água ao desenvolvimento de cadeia produtivas completas, o trabalho da Companhia é muito amplo. Realizamos obras de infraestrutura, implantamos e mantemos projetos de irrigação, promovemos ações de revitalização do meio ambiente e estruturamos atividades produtivas que geram emprego e renda permanente para milhares de famílias através nos nossos Arranjos Produtivos Locais, além de outras ações. A Codevasf é uma empresa que realmente transforma vidas, e nós testemunhamos isso quase todos os dias”, disse.

Para ilustrar o trabalho da empresa, foi exibido um vídeo comemorativo pelos 50 anos de atuação, apresentando diversas ações realizadas ao longo dos anos e projeções para o futuro.

Senado Federal celebra 50 anos da Codevasf em sessão especial 3.jpeg

História

Criada em 1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem o compromisso de “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. Atualmente, a Companhia está vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Hoje, a área de atuação da Companhia alcança 2.688 municípios brasileiros, localizados em 16 estados da federação, abrangendo 37% do território nacional.

As atividades da Codevasf incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura. A empresa também atua como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

Assista: