Notícias
Pequenos produtores de camarão recebem capacitação e kits para fomentar a carcinicultura no Ceará
A Codevasf, por meio da 14ª Superintendência Regional, sediada no Ceará, vai capacitar 350 pequenos carcinicultores em boas práticas de cultivo de camarões em viveiros escavados. Serão distribuídos 108 kits de carcinicultura, totalizando um investimento de quase R$ 1,3 milhões. Serão capacitadas 25 turmas, com 14 alunos, e carga horária de 50 horas para cada treinamento, sendo 20 horas teóricas e 30 horas práticas. Já foram treinados, até o momento, 42 pequenos produtores de camarão da Associação Comunitária de Carcinicultores do Perímetro Irrigado de Morada Nova.
Os kits de Carcinicultura são compostos por rede pesca, caixa plástica, tarrafas de nylon, balanças eletrônicas, medidor multiparâmetro portátil, kit colorimétrico para análise de água (200 testes), caiaque com remo e lanterna recarregável.
De acordo com o superintendente Regional da 14ªSR, Marlos Costa, a capacitação e a entrega dos kits são fundamentais para promover a inclusão produtiva, fortalecendo e incentivando a cadeia da carcinicultura no Ceará. “Esse apoio não só melhora a qualidade da produção, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas”, complementa.
O engenheiro de pesca da 14ªSR, Leandro Aguiar, afirma que realizar um aprimoramento técnico do nível proposto, com inovação tecnológica e utilizando equipamentos de monitoramento, proporciona aos produtores um cultivo sustentável. “Ao utilizar da melhor forma os recursos naturais, o produtor também economiza energia elétrica e outros insumos, como a ração utilizada na nutrição dos camarões”, explica.
O presidente da Associação dos Carcinicultores do Perímetro Irrigado de Morada Nova, Davi de Castro Neto, destaca que a Codevasf tem feito um grande trabalho na região, contribuindo com equipamentos, cursos e kits para os pequenos produtores. “Só tenho a agradecer por esse trabalho educativo e estrutural que a Empresa tem feito aqui no Vale do Jaguaribe”, ressalta.
Benefícios para pequenos produtores
O produtor de camarão, Marcos Davi, agradece a Companhiaf pelo apoio com a entrega de kits. “A Empresa está fornecendo tudo que a gente precisa para fazer nossa criação com segurança”, completa. Segundo o produtor Jeneziano Martins “esses kits vão alavancar a produtividade aqui no perímetro”.
Francimar Pereira Bezerra, um dos produtores pioneiros da região, afirma que a capacitação e entrega de kits “trouxe um grande beneficio para os criadores de camarão. É um grande incentivo para a gente conseguir vencer”, conclui.
Ceará é o grande produtor nacional de camarão
Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE de 2022 (PPM/IBGE), a produção brasileira de camarão criado em cativeiro, naquele ano, foi de 113,3 mil toneladas. O Ceará é o grande produtor nacional de camarão, com 61,3 mil toneladas, 54,1% do total produzido no país. Na sequência, vieram Rio Grande do Norte, com 25,2 mil toneladas (22,2%) e Paraíba, com 7,2 mil toneladas (6,4%).
Aracati (CE) é o município com a maior produção de camarão, 12,7 mil toneladas, que representam 20,7% da produção estadual ou 11,2% da produção nacional. Na sequência, vem Jaguaruana (CE) e, em terceiro lugar, Pendências (RN). Dos dez municípios com as maiores produções de camarão, oito estão no Ceará, indicativo de grande concentração da produção no estado.