Notícias
Oficina de Integração Educacional, Ambiental e Esportiva promove cidadania e sustentabilidade em Paulo Afonso (BA)
No município baiano de Paulo Afonso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã, promoveu a Oficina de Integração Educacional, Ambiental e Esportiva na Comunidade Riacho da Morena. O evento foi realizado pela Superintendência Regional de Juazeiro, contando com a participação de 35 pessoas da comunidade. O objetivo é a promoção do desenvolvimento socioeducativo e a conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes.
A ação foi organizada a pedido da presidente da Associação Riacho da Morena, Ailza Cristina da Silva, que destacou a importância de iniciativas inovadoras para a juventude local, especialmente para os participantes dos projetos “Uma Janela Aberta para a Leitura e a Escrita” e o “Projeto Bem Esporte Social”. Ambos têm como objetivo principal fortalecer o interesse de crianças e adolescentes com dificuldades na leitura e escrita, promovendo a cidadania, a integridade e o desenvolvimento de habilidades esportivas.
Na abertura da oficina, foram realizadas palestras sobre atuação, ações e projetos da Codevasf na região, a cargo da coordenadora regional do Projeto Amanhã, Greice Dias, e sobre a ação “Uma janela aberta para o reflorestamento urbano”, com o engenheiro florestal Marcos Moreira, que dará início a conscientização para a arborização urbana do povoado.
“Agradecemos a parceria com a Codevasf, por meio do Projeto Amanhã. As ações desenvolvidas trazem benefícios para a comunidade e nos apoia com a sua excelência em saber trabalhar com o social”, comentou Ailza da Silva.
As ações de arborização urbana na comunidade já foram iniciadas com o plantio das primeiras mudas de espécies nativas.
Sobre o Projeto Amanhã
A coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva, destaca a relevância do projeto, que já impactou mais de 35 mil pessoas em toda a área de atuação da Codevasf. “O objetivo do Projeto Amanhã é promover capacitações e ações externas para a inserção social e trabalhista, focando na geração de emprego e renda para o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades”, explica.
As atividades são disponibilizadas gratuitamente e são destinadas a pessoas acima de 14 anos.