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Missão técnica do APL de confecção e moda no Norte de Minas busca tendências do segmento na 27ª Felinju

publicado: 21/03/2024 13h54, última modificação: 21/03/2024 13h54

Uma missão técnica formada por integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecção e moda do Norte de Minas, sob a liderança da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participou de um dos maiores eventos da área no país, a 27ª edição da Feira de Lingerie de Juruaia (MG) – Felinju. O grupo, que reuniu representantes da Companhia, da Prefeitura Municipal de Taiobeiras e da Associação de Moda Intima e Praia de Taiobeiras (AMIP), pôde conhecer as tendências e inovações do segmento para 2024. No período de 2021 a 2024, a Codevasf investiu cerca de R$ 17 milhões para estruturação e dinamização da cadeia produtiva de confecção e moda no território mineiro, sendo R$ 6,3 milhões em investimentos somente no APL de Taiobeiras (MG).

Missão técnica do APL de confecção e moda no Norte de Minas.jpegDurante o evento, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de março, os integrantes da missão técnica participaram de palestras, painéis e debates sobre diversos temas que movimentam o segmento, como inovação, sucessão familiar das confecções, neurovendas, e-commerce e tendências de consumo. A participação nas atividades da feira permitiu o intercâmbio de experiências e conhecimentos, a qualificação dos participantes e a comercialização da produção.

O evento ainda contou com desfiles de lançamentos das coleções da próxima estação, que apresentaram as tendências do mercado de moda íntima feminina e masculina, pijamas, moda praia e fitness. Houve também espaços para exposição de peças, de maquinários e demais artigos do vestuário nos stands da feira.

A missão técnica teve a participação da analista em Desenvolvimento Regional Cleonice Elias, responsável pelas ações da Companhia na cadeia produtiva da confecção e moda na área de atuação da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Montes Claros (MG). Ela destacou a estratégia adotada pela Companhia para estruturação e dinamização da cadeia produtiva ao promover o contato de confeccionistas com o que há de mais inovador no segmento.

“A estratégia adotada pela Codevasf para impulsionar a cadeia produtiva em Taiobeiras inclui o acesso a máquinas e equipamentos modernos, a qualificação de mão de obra e também as inovações do segmento. Assim, a participação na 27ª Felinju permitiu o intercâmbio técnico entre confeccionistas e demais integrantes da cadeia produtiva da confecção e moda no Norte de Minas, como fornecedores, e o acesso às inovações tecnológicas do setor”, apontou.

A missão técnica ainda realizou visita à empresa Florida Têxtil, no município de Guaxupé (MG), na mesma região onde ocorreu o evento, e à Distribuidora MG Tecidos e Aviamentos, localizada em Juruaia. A atividade buscou a articulação entre os integrantes do APL da confecção e moda de Taiobeiras e os fornecedores de matéria-prima da região sul de Minas Gerais, além de promover o conhecimento acercas dos produtos e inovações da indústria, uma ponta importante da cadeia produtiva.

Para o superintendente regional da Codevasf Marco Câmara, a participação no evento é importante como estratégia para dinamizar a cadeia produtiva ao permitir acesso às inovações do setor. “Estamos atuando em ações para o desenvolvimento do setor em vários municípios do estado de Minas Gerais, visando, principalmente, o desenvolvimento das regiões e territórios deprimidos economicamente, a partir das ações de fomento, de capacitação e de consultorias para melhoria dos processos produtivos, com vistas à geração de emprego e renda e amenização das desigualdades regionais”, destacou.

Dados da organização do evento apontam que mais de 10 mil pessoas, entre expositores, visitantes e técnicos do segmento movimentaram os três dias de feira. Por ano, a Felinju mobiliza cerca de R$ 6 milhões em negócios com a participação de aproximadamente 300 marcas das áreas de moda íntima feminina e masculina, pijamas, moda praia e fitness.