Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Memorial Codevasf 50 anos é inaugurado como parte das comemorações de aniversário da Companhia
conteúdo

Notícias

Memorial Codevasf 50 anos é inaugurado como parte das comemorações de aniversário da Companhia

publicado: 16/07/2024 15h06, última modificação: 16/07/2024 16h32

 A Codevasf celebra 50 anos nesta terça-feira, 16 de julho. Entre as ações comemorativas, a Companhia inaugurou nesta manhã o Memorial Codevasf 50 Anos, localizado na sede da Empresa, em Brasília. A inauguração foi precedida de uma apresentação musical dos artistas Elizabete Cardoso e Paulo Vieira.

Memorial Codevasf 50 anos é inaugurado como parte das comemorações de aniversário da Companhia 2.jpegFoto: Cássio Moreira/Codevasf

O Memorial é um espaço onde os visitantes encontram uma linha do tempo com marcos e conquistas da Empresa que moldaram o desenvolvimento regional do Brasil, um acervo que inclui uma coleção de objetos e documentos históricos e informações e vídeos sobre os impactos transformadores das ações da Companhia.

De acordo com o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o espaço foi idealizado para expor a história da Empresa, suas conquistas e objetos que marcaram o trabalho da Companhia. “A ideia foi criar um local onde fosse possível não só mostrar para as pessoas as nossas principais ações, mas também para os próprios empregados. É um patrimônio nosso; vamos nos orgulhar de apresentá-lo para qualquer convidado que vier visitar”, disse.

WhatsApp Image 2024-07-16 at 15.25.52.jpegFoto: Cássio Moreira/Codevasf

Mostra comemorativa “Codevasf 50 anos”

Paralelamente aos eventos do aniversário, acontece, até o dia 30 de agosto, no Espaço Cultura Codevasf, exposição do artista plástico Otoniel Fernandes, “Codevasf 50 anos”, na sede da Empresa. A mostra é parte das comemorações do 50º aniversário da Companhia. As obras integram o livro “Codevasf 50 anos: Legado de desenvolvimento”.

O artista selecionou 17 pinturas para a exposição, produzidas ao ar livre. A técnica utilizada foi óleo sobre tela. Otoniel já realizou outras exposições na Codevasf e diz ter uma grande paixão pelo Velho Chico e pelo rio Parnaíba. Segundo ele, talvez pela grandiosidade desses dois rios, genuinamente brasileiros, e também porque atravessam o Sertão. “Aliás, é uma paixão por todos os rios, já pintei também outros como o Tocantins, também pertencente a área de atuação da Companhia”, complementa.

apresentação musical dos artistas Elizabete Cardoso e Paulo Vieira.JPG
Foto: José Luiz Oliveira/Codevasf

Otoniel é adepto da pintura ao ar livre e utiliza técnica a óleo. Suas telas esbanjam luminosidade e vigor nas cores, com a espontaneidade das pinturas feitas no campo, onde o artista capta os melhores momentos com paisagens e personagens.