Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Jovens da zona rural no Maranhão são capacitados para manejo alternativo de pragas e doenças na horticultura
conteúdo

Notícias

Jovens da zona rural no Maranhão são capacitados para manejo alternativo de pragas e doenças na horticultura

publicado: 30/01/2024 17h55, última modificação: 01/02/2024 16h29

O curso abordou o uso de insumos naturais fabricados pelos próprios agricultores no controle de pragas. A prática ajuda a erradicar a utilização de agrotóxicos

Jovens da zona rural no Maranhão são capacitados para manejo alternativo de pragas na horticultura 3.JPGUm grupo de jovens dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa (MA), na Região Metropolitana da Grande São Luís, recebeu capacitação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para atuar no manejo alternativo para controle de pragas e doenças na cadeia produtiva da horticultura. No total, foram capacitadas 48 pessoas. Os produtores enfrentam constantemente problemas com pragas na lavoura, comprometendo a produção e a produtividade. O curso foi promovido por meio do Projeto Amanhã, uma iniciativa da Codevasf que atende jovens da zona rural com cursos profissionalizantes, segundo suas vocações econômicas locais.

Em Paço do Lumiar, participaram do curso 28 jovens e produtores do Clube de Mães e dos Agricultores Familiares do Povoado Pindoba. Cerca de 90% dos associados ainda trabalham de maneira rústica, o que interfere negativamente no volume de produção e na diversificação dos produtos. Nesse cenário, um dos maiores problemas é o surgimento de pragas e doenças, moléstias que trazem grandes perdas econômicas na produção de hortaliças. A partir do curso, a expectativa é que os alunos dominem o manejo das espécies mais cultivadas. Como consequências, são esperados o incremento da renda e a melhoria da qualidade de vida, além de maior autonomia e protagonismo nas atividades cotidianamente desenvolvidas.

Jovens da zona rural no Maranhão são capacitados para manejo alternativo de pragas na horticultura 2.JPG“No curso foi possível vivenciar, na prática, alternativas de como controlar pragas utilizando insumos naturais. Isso para nós é de suma importância, porque ajuda a erradicar o uso de agrotóxicos utilizando elementos naturais fabricados pelos próprios agricultores. O controle de pragas faz com que se produza mais e com mais qualidade, permitindo uma comercialização com preço melhor”, explica Concita de Almeida Patrício, presidente do Clube de Mães.

No município de Raposa, o curso foi realizado para membros da Associação dos Pequenos Produtores Rurais que conta com cerca de 51 associados que trabalham diretamente com hortaliças e fruteiras. Na capacitação, participaram 20 integrantes. Assim como os agricultores de Paço do Lumiar, é evidente a dificuldade na identificação de pragas, levando-os constantemente a aplicar agrotóxicos sem orientação técnica. Com a capacitação, os produtores passam a buscar o uso mais sustentável dos sistemas implantados, inclusive com introdução de manejo alternativo e agroecológico.

“O uso de agrotóxicos é muito prejudicial. Causa tonturas, dores de cabeça, ardência nos olhos. Aprender a combater as pragas sem uso desses venenos é bom para o agricultor e para o consumidor que vai ter um alimento mais saudável”, conta Humberto Silva, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Raposa.

Jovens da zona rural no Maranhão são capacitados para manejo alternativo de pragas na horticultura.JPG“Dentre as políticas públicas implementadas pela Codevasf, destaque para o fomento à produção na agricultura familiar, cujas ações contribuem para promover inclusão produtiva, aumento da renda e redução das desigualdades regionais. O curso apresenta soluções tecnológicas e práticas para que os produtores possam identificar e controlar as principais pragas e doenças que acometem suas lavouras”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é um projeto social instituído em 1993 para capacitar jovens e inseri-los na sociedade e no mercado de trabalho. Já foram beneficiados mais de 34 mil jovens na faixa etária de 14 a 26 anos, principalmente filhos de pequenos produtores rurais em regiões atendidas pela Companhia. O objetivo do projeto é capacitar esses jovens com autonomia e competência para trabalharem em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.