Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Experiências em revitalização hidroambiental e irrigação em MG são discutidas no Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

Experiências em revitalização hidroambiental e irrigação em MG são discutidas no Dia Mundial da Água

publicado: 22/03/2024 16h52, última modificação: 22/03/2024 16h55

Dia Mundial da Água (MG)No Dia Mundial da Água, celebrando em 22 de março, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se uniu a diversos parceiros para a 16ª edição do Encontro das Águas 2024. Para fomentar o debate sobre a importância de preservação e uso racional da água, a Companhia trouxe palestra de técnicos da empresa que discutiram cases de sucesso sobre revitalização hidroambiental e uso eficiente da irrigação em Minas Gerais a partir da experiência da 1ª Superintendência Regional da Companhia, em Montes Claros (MG)

Uma das expositoras foi a engenheira agrônoma da Codevasf Fernanda Saab, que apresentou as ações de mapeamento de uso e de ocupação do solo e de monitoramento agro climático para manejo da irrigação. O case de sucesso relatou a experiência exitosa da Companhia há mais de três anos no Projeto Público de Irrigação Gorutuba, mantido pela empresa em Nova Porteirinha (MG).

Segundo Fernanda Saab, o trabalho, que teve início em 2023, está sendo desenvolvido em parceria com o Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com previsão de conclusão para o final de 2025.

“Essa iniciativa faz parte da gestão da demanda da água, tendo como objetivo principal aumentar a eficiência do uso da água no Projeto Gorutuba, que entrou em operação no final dos anos 1980. Para tanto, já estão sendo executadas as análises e a elaboração das curvas de retenção de água no solo, o que deve permitir uma melhor recomendação da lâmina de água para a irrigação nessas áreas”, relatou a engenheira agrônoma da Codevasf.

Ainda durante o painel de apresentação dos cases de sucesso da Codevasf, o engenheiro agrônomo, Braúlio Jordão falou sobre as ações de revitalização hidroambiental que a Companhia vem desenvolvendo ao longo das bacias hidrográficas do rio Gorutuba e do rio Verde Grande, afluentes do rio São Francisco.

Na exposição, ele relatou o trabalho de revitalização hidroambiental realizado pela empresa deste a mobilização social, o cadastramento das propriedades rurais e a locação das ações até as obras de conservação do solo e controle de processos erosivos. A iniciativa contou com ações como a implantação de mais de 100 proteções de nascentes, o cercamento de 110 quilômetros de mata ciliar e de áreas de recarga hídrica, a implantação de cerca de 5 mil bacias de captação de enxurrada e de 22 quilômetros de terraço de nível para infiltração da água.

“Com todas essas ações, a Codevasf age para proteção de uma das principais áreas de recarga hídrica da barragem Bico da Pedra, principal fonte do Projeto Público de Irrigação Gorutuba”, revelou o engenheiro agrônomo.

O XIV Encontro das Águas 2024 é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (AGRO/NM), em Montes Claros, e teve a Codevasf como um dos parceiros.