Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Espaço Cultura Codevasf apresenta mostra “Mulheres Eternas”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher
conteúdo

Notícias

Espaço Cultura Codevasf apresenta mostra “Mulheres Eternas”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher

publicado: 04/03/2024 11h41, última modificação: 04/03/2024 11h45

Exposição Mulheres Eternas 1Muitas mulheres fizeram história pelos seus atos e deixaram um legado para sociedade. Nem todas receberam o merecido reconhecimento. Ao retratar algumas dessas personalidades, o artista visual Manu Militão criou a exposição “Mulheres Eternas”, que estará no Espaço Cultura Codevasf, de 04 a 29 de março.

De acordo o artista, "Mulheres Eternas" é uma iniciativa que reúne atividades acadêmicas e culturais com o objetivo de homenagear personalidades femininas e propor ações em busca da paridade nas relações de gênero. Já foram realizadas duas edições do evento, uma em 2020 e outra em 2022. Na primeira, o artista homenageou 11 mulheres que mereceram ser eternizadas por sua arte. Em 2022, foram outras 27 mulheres: uma por estado e o Distrito Federal.

Essas 38 obras já passaram pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo Museu de Arte de Brasília (MAB), pelo foyer do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo hall do Teatro do SESC Ceilândia.

Sobre o artista

Emanuel Costa Militão (Manu Militão) nasceu em outubro de 1965, no Rio Grande do Norte. Aos seis anos, veio para Brasília, onde construiu e consolidou sua trajetória artística. Sua vida artística começou aos 14 anos de idade, quando aprendeu suas primeiras técnicas de óleo sobre tela. Seguiu se dedicando à pintura e, mais tarde, participou dos salões de arte em Brasília. Em seguida, estudou cenografia teatral, onde produziu grandes painéis, sempre tendo como base o desenho realístico, sendo reconhecido e premiado como melhor diretor de imagem do ano 2000.

Exposição Mulheres Eternas 2Uma arte brasiliense que encanta o mundo

A arte de Militão ganhou os salões da cidade e também do mundo afora. Em 2018, participou da exposição coletiva “Inside Out”, em Nova Iorque (EUA). No ano seguinte, lançou a si mesmo um grande desafio: viajar de moto do Brasil ao Alasca retratando moradores das fronteiras dos países. Em sua moto, passou por 14 países do continente americano, produzindo 15 obras.

Devido ao forte envolvimento em questões sociais, como a paridade de gênero, o artista foi convidado a participar do “Women in Tech 2022”, evento inserido no 3º Fórum Mena e ocorrido nos Emirados Árabes Unidos. Outra conquista foi o prêmio Emerging Artist Award, no evento “Jada Art Week Exhibition”, em 2021, na França.

SERVIÇO:

Exposição: “Mulheres Eternas”.

Data: 04 a 29 de março de 2024
Local: Espaço Cultura Codevasf, SGAN 601 Norte, Ed. Deputado Manoel Novaes, sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Informações e agendamento para visitas: Assessoria de Comunicação (61) 2028-4771 ou 4769 – Anoushe e Jaciara