Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Concurso: Codevasf assina contrato para seleção de 61 profissionais de nível superior e formação de cadastro reserva
conteúdo

Notícias

Concurso: Codevasf assina contrato para seleção de 61 profissionais de nível superior e formação de cadastro reserva

publicado: 10/04/2024 18h30, última modificação: 10/04/2024 18h32

Sede da CodevasfA Codevasf firmou nesta semana contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Produção de Eventos (Cebraspe) para a realização de um novo concurso público. A seleção permitirá o preenchimento de 61 vagas de nível superior e a formação de cadastro reserva. As provas serão realizadas nas cidades de Brasilia/DF, Montes Claros/MG, Bom Jesus da Lapa/BA, Petrolina/PE, Maceió/AL, Teresina/PI, São Luis/MA, Goiânia/GO, Palmas/TO, Macapá/AP e Belém/PA.

A nova seleção atenderá à necessidade de novas contratações para as áreas de formação cujas filas foram finalizadas no último concurso público, realizado entre 2020 e 2021, além da demanda por áreas de formação não contempladas naquele certame, que permanece vigente. Com a assinatura do contrato, o Cebraspe deverá elaborar o edital do concurso, seu cronograma e os demais atos preparatórios para a seleção, previsto para publicação no mês de maio.

Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que tem como missão “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”.

A Companhia possui sede em Brasília e mantém 16 superintendências regionais em sua área de atuação, que alcança 36,6% do território brasileiro, onde estão situados 2.688 municípios.

A Empresa executa políticas públicas nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável. Suas ações incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.