Notícias
Codevasf sedia reunião para discutir investimentos na apicultura em Sergipe
Nessa segunda-feira (18), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sediou uma reunião do Conselho Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Sergipe. O encontro teve como objetivo discutir desafios relacionados à comercialização de produtos apícolas e a situação das unidades de beneficiamento existentes no estado.
A organização da cadeia produtiva da apicultura ocorre como forma de otimizar futuros investimentos no setor que devem ocorrer com a efetivação da Rota do Mel no estado de Sergipe. A iniciativa é uma das Rotas de Integração Nacional implantadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e tem como objetivo a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das localidades beneficiadas.
Na solenidade de abertura, o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, falou sobre o apoio que a Companhia fornece para a apicultura e que a chegada de novos investimentos deve fortalecer a geração de renda para os produtores. “Essa mobilização de todos os envolvidos é fundamental para o sucesso das ações do governo federal, especialmente agora que o Ministério da Integração tem atuado para estruturar a Rota do Mel no estado de Sergipe”, afirmou.
O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e vice-coordenador do Conselho de Apicultura de Sergipe, explicou que é necessária uma gestão profissional da cadeia produtiva. “Temos um potencial mercado muito promissor, inclusive no exterior. Mas para isso acontecer, os produtores precisam ter uma definição sobre formar cooperativa ou fazer parceria com empresas”, declarou Fernandes.
Além da criação da Rota do Mel pelo MIDR, outra ação que deve contribuir para fortalecer a produção apícola de Sergipe é o projeto “Rede Nordeste de transição ecológica para apicultura e meliponicultora”, realizado em parceria entre o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) e a Codevasf. O projeto teve o financiamento aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e deve resultar em novos investimentos nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
A reunião contou com representantes de diversas instituições como Secretaria de Estado da Agricultura, Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras. A reunião também teve a presença de representantes de aproximadamente 20 associações de apicultores de Sergipe.