Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf realiza peixamento durante festa no município de Propriá (SE)
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza peixamento durante festa no município de Propriá (SE)

publicado: 29/01/2024 12h54, última modificação: 29/01/2024 12h54

Peixamento em Propriá SEA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou mais um peixamento em Sergipe. Desta vez, a ação foi realizada durante os festejos de Bom Jesus dos Navegantes na cidade de Propriá. A ação de repovoamento realizada nesse domingo (28) na orla fluvial do município inseriu 100 mil alevinos de espécies nativas no rio São Francisco. 

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, participou da ação e ressaltou o seu impacto positivo para a região. “Os peixamentos são fundamentais para a preservação do rio São Francisco e para a pesca em toda a região. Esse é um trabalho que a Codevasf desenvolve com destaque em diversos municípios do Brasil, incluindo o estado de Sergipe ”, afirmou.

Com essa última ação, a Codevasf já soma 350 mil alevinos e pós-larvas de curimatã, pacamã e camarão-pitu lançados na margem sergipana do Velho Chico. As ações anteriores foram realizadas nos municípios ribeirinhos de Neópolis, Gararu, Santana do São Francisco e Ilha das Flores. Os peixamentos integraram a programação dos tradicionais festejos religiosos no Baixo São Francisco.

Os peixamentos auxiliam na recomposição dos estoques pesqueiros de espécies nativas no rio São Francisco. A ação contribui para a manutenção da pesca, aumentando a oferta de alimento para a população.

As ações de repovoamento foram realizadas em parceria com as prefeituras municipais e colônias de pescadores locais. Os alevinos utilizados nos peixamentos em Sergipe são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, no município de Neópolis. A Codevasf realiza cerca de 20 peixamentos por ano no estado.

Nesta semana, será realizado um peixamento na barragem de Campo do Brito, na região agreste de Sergipe. Nos próximos dias, também estão previstas ações de repovoamento nos povoados Saúde e Serrão, nos municípios de Santana do São Francisco e Ilha das Flores, respectivamente.