Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf promove debate sobre integridade com participação de profissionais da Sede e de Superintendências Regionais
conteúdo

Notícias

Codevasf promove debate sobre integridade com participação de profissionais da Sede e de Superintendências Regionais

publicado: 19/03/2024 18h29, última modificação: 19/03/2024 19h27

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Secretaria de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos, promoveu, na segunda-feira (18), o evento “50 Anos da Codevasf: Compromisso com a integridade” para apresentação do Plano de Integridade, das Políticas de Transações com Partes Relacionadas e de Combate à Fraude e Corrupção e lançamento do Termo de Identificação das Partes Relacionadas Internas da Companhia.

Codevasf promove debate sobre integridade3.jpgA programação incluiu relato e troca de experiências sobre ações de integridade com a participação de representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Rede Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos (Rede GIRC) e da Controladoria-Geral da União (CGU). O evento foi realizado no auditório da sede da Codevasf, em Brasília, com transmissão ao vivo por meio de videoconferência para as Superintendências Regionais e demais unidades descentralizadas da empresa.

Na abertura dos trabalhos, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, ressaltou a importância do evento como mais um esforço para fortalecer a governança e a cultura da integridade na empresa. Para ressaltar as medidas tomadas nessa área, Moreira citou a adesão da Codevasf, em 2023, ao Programa Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento (Prisma), desenvolvido pela CGU com o objetivo de assessorar órgãos do poder executivo federal a desenvolverem e aprimorarem programas efetivos de integridade, e a recente criação da Secretaria de Integridade da Companhia.

Codevasf promove debate sobre integridade2.jpgNa sequência, a chefe da Secretaria de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos da Codevasf, Kênia Régia Marcelino, apresentou o Plano de Integridade. “Trata-se de um documento que apresenta o detalhamento das iniciativas a serem implementadas pela empresa, visando o fortalecimento dos mecanismos de gestão de integridade”, explicou. Em seguida, ela apresentou as Políticas de Transações com Partes Relacionadas e de Combate à Fraude e Corrupção. Os documentos estão disponíveis na página Integridade, Riscos e Controles Internos, no site da empresa: https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/governanca/integridade-riscos-e-controles-internos.

Experiências bem-sucedidas

Após as apresentações, foram relatadas experiências bem-sucedidas por outras instituições na área de integridade. Os trabalhos foram conduzidos por Kênia Marcelino e Michele Chitko. Participaram da explanação a diretora substituta de Integridade Pública da CGU, Tatiana Petry; a superintendente de Controladoria do BNB, Aíla Maria de Medeiros (presente por meio de videoconferência) e do conselheiro do Conselho de Administração da Codevasf, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, que também é chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e coordenador da Rede Girc (Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos).