Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf participa de workshop para discutir Rota do Mel em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de workshop para discutir Rota do Mel em Sergipe

publicado: 05/03/2024 17h36, última modificação: 05/03/2024 17h36

Começou nesta terça-feira (5), o 2º workshop para a organização da Rota do Mel em Sergipe. A iniciativa do Conselho Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Sergipe e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional tem como objetivo fazer um diagnóstico da cadeia produtiva do mel e planejar investimentos no setor. O evento, que prossegue até a quinta-feira (7), tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Codevasf participa de workshop para discutir Rota do Mel em Sergipe.JPGO workshop é realizado no município de Tobias Barreto (SE). A solenidade de abertura contou com a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa; do secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, entre outras autoridades.

Durante o workshop, foi realizada a entrega simbólica de equipamentos de beneficiamento de mel a uma associação de produtores do município de Campo do Brito, incluindo tanques decantadores, centrífuga elétrica, mesa desoperculadora e balança eletrônica. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Jefferson Costa ressaltou o papel da empresa no apoio à apicultura. “A Codevasf já soma cerca de 20 anos apoiando a produção de mel e pólen em Sergipe. Espero que esse evento seja um marco para a chegada de novos investimentos para essa cadeia produtiva que tem muito potencial para a geração de emprego e renda para o estado”, afirmou.

A palestra inicial do workshop foi proferida pelo chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Superintendência da Codevasf em Montes Claros, Alex Demier. Ele falou sobre a experiência com a implantação da Rota do Mel na região Norte de Minas Gerais. Outras palestras abordaram tópicos como a apicultura no semiárido, agregação de valor aos produtos apícolas e o melhoramento genético em abelhas.

Além das discussões técnicas sobre a apicultura, um dos objetivos do workshop é definir uma carteira de projetos para a Rota do Mel em Sergipe. A meta é implantar dois polos em Sergipe: um no semiárido e outra na região dos tabuleiros costeiros. Durante o evento, também será realizada a seleção de apicultores para compor o Conselho Estadual de Apicultura de Sergipe, que já conta com representantes de 15 instituições.