Notícias
Codevasf lança 30 mil alevinos na Lagoa dos Tambaquis, em Sergipe
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou peixamento na Lagoa dos Tambaquis, na área litorânea de Estância (SE). Nesta quinta-feira (29), foram lançados 30 mil alevinos de tambaqui na lagoa. A ação é um trabalho conjunto com a prefeitura municipal com o objetivo de prevenir a propagação da esquistossomose.
Esse trabalho de repovoamento da Lagoa dos Tambaquis é realizado em parceria entre a Codevasf e o município por mais de uma década. O tambaqui é um predador natural do caramujo hospedeiro da doença – conhecida popularmente como barriga d’água – e o seu uso para controle biológico da esquistossomose é considerado um método de baixo impacto ambiental.
Inicialmente com foco na saúde pública da população, os peixamentos resultaram no aumento da presença de tambaquis na lagoa e transformaram a área em um importante polo turístico de Sergipe. Hoje, a Lagoa dos Tambaquis atrai milhares de visitantes, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, ressaltou a importância desse trabalho permanente de repovoamento da Lagoa dos Tambaquis. “Todos os anos a Codevasf realiza pelo menos um peixamento aqui na região, contribuindo para a manutenção do estoque de peixes e evitar a propagação de doenças aqui na área”, declarou.
Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIT), unidade responsável pelas ações de repovoamento realizadas pela Codevasf em Sergipe. No local, são produzidos alevinos de espécies nativas do rio São Francisco e também espécies de interesse econômico como o tambaqui e a tilápia.