Notícias
Codevasf inicia obras de conservação de solo e água em Barra do Choça (BA)
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu ordem de serviço para executar ações de conservação de solo e água na bacia do rio Catolé Grande, no município de Barra do Choça (BA). Nessa região, estão os mananciais responsáveis pelo fornecimento de água para mais de 400 mil pessoas, sendo a principal fonte de abastecimento de água do município baiano de Vitória da Conquista.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Codevasf, Maurício Cardoso Nascimento, será investido aproximadamente R$ 1,2 milhão para a execução de 738 bacias de captação de enxurradas (barraginhas); 1,4 mil metros de cercas para proteção de nascentes; 36 mil metros de terraços agrícolas; 60 hectares de descompactação de solo em pastagens, além de estabilização de voçorocas, adequação ambiental de estradas e ações de conscientização ambiental. “O foco é atuar na bacia do rio Catolé Grande devido à sua relevante importância hídrica e econômica para a microrregião de Vitória da Conquista", complementa o engenheiro.
O projeto tem a parceria da prefeitura municipal de Barra do Choça, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barra do Choça (Semagri). Segundo o secretário da Semagri, Crésio Lima Júnior, a conservação das águas é crucial para garantir o abastecimento de água potável para a população, irrigação agrícola e manutenção dos ecossistemas.
“Principalmente em nosso município, onde a agricultura movimenta 80% da economia. Somos a 'caixa d'água' do sudoeste da Bahia, responsável pelo abastecimento humano de quase um milhão de pessoas entre as cidades circunvizinhas e a população flutuante que busca serviços e atendimentos em Vitória da Conquista”, disse o secretário.
O chefe do Escritório da Codevasf em Vitória da Conquista, Marcelo dos Santos Ribeiro, informa que atividades semelhantes também estão sendo iniciadas nos municípios baianos de Itapebi, Itagimirim, Guaratinga e Itanhém, além das que já estão em andamento nos municípios de Itororó e Jussari, com investimentos na ordem de R$ 4,8 milhões.