Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf fortalece agricultura familiar no Maranhão com a entrega de equipamentos de apoio à produção
conteúdo

Notícias

Codevasf fortalece agricultura familiar no Maranhão com a entrega de equipamentos de apoio à produção

publicado: 03/07/2024 09h58, última modificação: 03/07/2024 09h58

Entregas MAA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional do Maranhão, investe no fortalecimento da capacidade produtiva de centenas de famílias no estado. Nesta semana, agricultores dos municípios maranhenses de Mata Roma e de Codó receberam patrulhas agrícolas mecanizadas compostas por trator, grade aradora, carreta agrícola de madeira e roçadeira. Além desses itens, a Associação de produtores de Mata Roma também recebeu uma grade niveladora. O investimento é de cerca de R$ 600 mil.

“Esse é mais um impulso no desenvolvimento territorial de áreas rurais do Maranhão. Os equipamentos expandem a infraestrutura dos municípios e promovem a inclusão produtiva de centenas de famílias. Isso porque elas passam a contar com melhores condições de trabalho, aumentando a produção e a renda”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

Em 2024, a Codevasf realizou um investimento de aproximadamente R$ 17 milhões nesse tipo de ação. As doações beneficiaram produtores de quase 70 municípios do estado. Os recursos federais são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Para Raimundo Nonato Nascimento, presidente da Associação de Lavradores e Produtores Rurais da Pratinha, município de Codó, os equipamentos irão ampliar a capacidade produtiva, uma vez que todo o trabalho hoje é basicamente manual. “Vai melhorar demais com a chegada do trator e dessa carretinha. Mandioca, feijão, milho, melancia, tudo que se planta é na força da enxada. A gente agradece porque vai facilitar muito o trabalho dos agricultores”, comemora.

Raimundo Ferreira, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Quilombos do Povoado Bom Sucesso, de Mata Roma, também comemora a chegada dos equipamentos. “Ficamos felizes porque esses aparelhos vão aumentar a área de plantio. É mais trabalho e renda para todas as famílias do nosso povoado.”