Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf fomenta piscicultura em Tocantins com entrega de ração para peixe
conteúdo

Notícias

Codevasf fomenta piscicultura em Tocantins com entrega de ração para peixe

publicado: 30/08/2024 15h47, última modificação: 30/08/2024 15h47

Ração TO 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 10ª Superintendência Regional em Palmas (TO), fomenta a piscicultura em tanques-rede no Estado com a entrega de 112 sacos de ração para peixe onívoro, nos Parques Aquícolas Sucupira e Miracema-Lajeado. A doação foi realizada hoje (30) e foram beneficiadas 24 famílias da Associação Bom Peixe. O investimento total foi de R$ 9,9 mil.

Essas famílias retiram seu sustento da produção de peixe dos Parques Aquícolas. Os beneficiários possuem cerca de 80 tanques-rede ao todo e produzem, principalmente, espécies como tambaqui, nativo da região Amazônica, e tilápia, que teve a criação regularizada no Tocantins em 2018.

Ração TO 02De acordo com o superintendente Regional da Codevasf no Tocantins, César Félix, a entrega desses insumos teve como objetivo estimular e fortalecer a produção de pescado na região, pois a piscicultura é uma das atividades que tem grande importância econômica e estratégica no Estado. “A expectativa é de que essa ação seja replicada para outras regiões do Estado”, acrescenta César Félix.

“A ração é a principal fonte de alimento para criação de peixes em tanques-rede e, dependendo da espécie, pode representar cerca de 70% do custo final da produção. Portanto, o apoio da Codevasf permitirá aos produtores alcançarem maiores ganhos financeiros na comercialização”, explica Giulia Carvalho, engenheira de pesca e analista em desenvolvimento regional da Codevasf.

O presidente da Associação Bom Peixe, Enoque Mendes Ferreira, relata que essa parceria é importante porque os associados são produtores de peixe de baixa renda e têm investimentos altos. “A gente precisa de uma produção continuada e qualquer ajuda que chegue é importante. Esperamos que essa parceria venha nos ajudar com outros benefícios para alavancar a nossa produção”, completa.