Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf está na fase final de implantação de ponte sobre o rio Munim, em Nina Rodrigues (MA)
conteúdo

Notícias

Codevasf está na fase final de implantação de ponte sobre o rio Munim, em Nina Rodrigues (MA)

publicado: 22/10/2024 16h41, última modificação: 22/10/2024 16h41

Ponte MA 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investe R$ 14 milhões na implantação de uma ponte sobre o rio Munim, no município de Nina Rodrigues, no Maranhão, a 183 km da capital. A estrutura irá beneficiar a população local, melhorando o tráfego de pessoas e veículos entre as zonas urbana e rural. Cerca de 84% da obra já está concluída.

A ponte terá uma extensão de 150,74m e largura do tabuleiro de 11,20m. A estrutura está sendo construída em concreto armado e aço, incluindo uma pista de rolamento com duas faixas e dois passeios de pedestres.

O município de Nina Rodrigues tem 90% de seus habitantes vivendo na zona rural, que fica na margem direita do rio Munim. A população é obrigada a realizar a travessia em canoas, pontões e pequenas lanchas. A situação se agrava durante o período chuvoso, quando o rio atinge sua cota máxima, dificultando ainda mais o acesso à sede do município.

Ponte MA 02“Uma obra dessa magnitude irá permitir uma melhor trafegabilidade para as comunidades ali inseridas, além de facilitar o escoamento da produção rural e o acesso a programas sociais e a serviços públicos, como escolas e postos de saúde, o que deve melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores de Nina Rodrigues e da população das cidades vizinhas”, ressalta Clóvis Paz, superintendente regional da Codevasf no Maranhão.

Além de interligar a sede do município de Nina Rodrigues com a zona rural local, principalmente as vilas que estão situadas na margem direita do rio Munim, a ponte irá facilitar o acesso aos municípios maranhenses de Cachoeira Grande e São Benedito do Rio Preto, contribuindo para o escoamento da produção rural e para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte da região.