Notícias
Codevasf capacita mulheres em curso de corte e costura em máquinas industriais, em Serra do Ramalho (BA)
Mulheres entre 24 e 71 anos participaram de um curso de corte e costura em máquinas industriais promovido pela Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), na Associação de Mulheres Empreendedoras da Agrovila 2 (AMEA2), em Serra do Ramalho (BA). A capacitação, com carga horária de 32 horas, faz parte do Projeto Amanhã e contou com a participação de 25 mulheres.
De acordo com a coordenadora regional do Projeto Amanhã em Bom Jesus da Lapa, Walkyria Pignata, o curso foi solicitado pela associação para atender à demanda das mulheres para o aperfeiçoamento em corte e costura e à necessidade de profissionalizar costureiras ou quem ainda não teve a oportunidade de desenvolver essa atividade, mas que deseja ser inserida no mercado de trabalho. “Além da busca pela reestruturação da inclusão produtiva local”, acrescenta.
A AMEA2, criada em 18 de maio de 2023, foi beneficiada em 2024 pela Codevasf com a doação de máquinas de costuras industriais. De acordo com a presidente da associação, Iraildes de Castro Silva, foram recebidas quatro máquinas de costura e curso completo. “Isso vai permitir que as associadas possam buscar trabalho e tenham uma perspectiva melhor de vida”, complementa.
Josseneia Ferreira dos Santos, moradora da Agrovila 2, realizou o curso de corte e costura elogiou as aulas e os instrutores. “Estou super feliz, já sei costurar”, enfatiza.
Esse curso foi o último de uma série já realizada nos municípios baianos de Maetinga, Cordeiros e Serra do Ramalho, quando foram capacitadas 71 mulheres.
Sobre o Projeto Amanhã
O Projeto Amanhã, criado em maio de 1993 pela Codevasf, insere jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.
Trata-se de um programa social da Companhia que também contribui para a diminuição do êxodo rural, por meio da geração de oportunidade de trabalho, emprego e renda.
As atividades que fortalecem a estruturação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) são priorizadas, como as áreas de caprinocultura, ovinocultura, bovinocultura, avicultura, suinocultura, fruticultura e apicultura.
Para desenvolver as ações do Projeto Amanhã, a Companhia conta com a parceira de governos estaduais e municipais, além de organizações privadas, empresas de pesquisa e assistência técnica, organismos internacionais, organização de produtores, associações e cooperativas, escolas técnicas e agrotécnicas, escolas de ensino formal e organizações não-governamentais.