Notícias
Codevasf capacita jovens a montarem horta escolar no Piauí
Por meio do Projeto Amanhã, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu um treinamento com ações teóricas e práticas em olericultura, cultivo de hortaliças, a 32 estudantes de uma unidade pública de ensino no município de Flores do Piauí (PI). Entre as iniciativas, os participantes montaram uma horta escolar cuja produção é direcionada para consumo da própria comunidade docente.
Ao todo, durante uma semana, foram treinados jovens com idades entre 14 e 16 anos da Unidade Escolar São Sebastião. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas agrícolas, como preparação do solo, sistemas de irrigação e cultivo de hortaliças. No cronograma da formação intensiva, foram abordados ainda a produção de biofertilizantes e defensivos naturais, práticas sustentáveis e o uso responsável dos recursos naturais.
Como forma de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala, os alunos criaram uma horta escolar com cinco canteiros no terreno da própria escola. "Essa foi a experiência mais incrível do curso. Aprendemos bastante sobre irrigação e os tipos de solo. Agora, entendo melhor como minha avó cuida da horta dela em casa e posso até ajudá-la com o que aprendi aqui", relatou Samuel da Silva. Atualmente, a Unidade Escolar São Sebastião conta com nove canteiros de hortaliças construídos por meio do Projeto Amanhã.
O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, avalia os impactos do Projeto Amanhã para a comunidade local. “É uma iniciativa que impulsiona a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Os jovens concluem o curso mais conscientes e preparados para lidar com as atividades do campo e, futuramente, incrementar a renda”, disse.
Ao concluir o programa, os participantes receberam certificado emitido pela Codevasf.
Projeto Amanhã
Iniciativa social da Codevasf, o Projeto Amanhã tem se destacado pela atuação transformadora na vida de jovens do meio rural. Desde 1993, mais de 34 mil jovens já foram capacitados para construir um futuro promissor no campo.
Com foco nas demandas e potencialidades de cada região, o projeto oferece capacitações em diversas áreas, como piscicultura, apicultura, produção agroecológica e processamento de frutas. Ao fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o projeto contribui para a redução do êxodo rural e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
A Codevasf promove avanços significativos nas estratégias de responsabilidade social, alinhando suas ações às propostas e metas dos programas do Governo Federal. Entre os resultados, jovens rurais capacitados, com autonomia e competência para atuar em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.