Notícias
Codevasf capacita criadores de ovinos e caprinos de sete municípios piauienses sobre manejo sanitário
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta quarta (26), em Parnaíba, a 3ª edição da capacitação sobre manejo sanitário para 55 criadores de caprinos e ovinos oriundos de sete municípios do norte piauiense. A ideia é orientar a respeito de práticas que irão diminuir o aparecimento de doenças em rebanhos e, deste modo, reduzir impactos econômicos negativos, além de resultar em aumento de produtividade e melhores resultados no criatório.
Por meio de apresentações audiovisuais e treinamentos práticos, foram abordados tópicos sobre as principais doenças em caprinos e ovinos, como parasitoses, coccidiose, piolho, sarna, miiase (bicheira) e linfadenite caseosa (mal do caroço), além de medidas de prevenção como calendário vacinal e calendário de vermifugação.
Estiveram presentes na capacitação, organizada pelo escritório técnico da Codevasf, em Parnaíba, ovinocaprinocultores, técnicos, estudantes e representantes de órgãos públicos dos seguintes municípios piauienses: Caxingó, Caraúbas, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cocal, Ilha Grande e Parnaíba.
Atividade agropecuária de grande relevância econômica e social, sobretudo em regiões semiáridas, a ovonicaprinocultura piauiense apresenta potencial para expansão e fortalecimento no mercado nacional. “A adoção de práticas sustentáveis, investimento em tecnologia e capacitação dos produtores, como esta que executamos no norte do estado, são essenciais para assegurar o crescimento contínuo da atividade e enfrentar desafios, como clima, doenças e acesso a novos mercados”, disse o superintendente da Regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.
A Codevasf desempenha papel fundamental no apoio e desenvolvimento da atividade no estado por meio de projetos de irrigação, capacitação e assistência técnica, apoio à comercialização, infraestrutura adequada e doações de equipamentos, principalmente nas regiões norte, centro-norte, sudeste e sudoeste do estado.
Ovinocaprinocultura no Piauí
De acordo com levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí apresenta aproximadamente 1,9 milhão de caprinos e 1,7 milhão de ovinos, um crescimento de 54% e 49%, respectivamente, em dez anos. Com o terceiro maior rebanho de caprinos do país, o Piauí possui três municípios que se destacam na atividade: Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato e Dirceu Arcoverde.
A ovinocaprinocultura piauiense é realizada por pequenos, médios e grandes criadores. A estimativa do IBGE é de que há cerca de 130 mil unidades produtoras no Piauí, em sua maioria compostas por pessoas da mesma unidade familiar.