Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf capacita apicultores do Maranhão na manipulação de cosméticos a partir de produtos da abelha
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita apicultores do Maranhão na manipulação de cosméticos a partir de produtos da abelha

publicado: 04/10/2024 17h26, última modificação: 09/10/2024 09h48

Mel MA 01Um grupo de 25 apicultores da Associação dos Apicultores dos Povoados Limoeiro, Ibacá de Coaçuzinho e Adjacências, município de Viana (MA), participou do “Curso de manipulação de cosméticos a partir dos produtos das abelhas”. Promovida pela Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, a capacitação buscou oferecer soluções tecnológicas e práticas para que os apicultores diversifiquem seus produtos e agreguem valor ao mel e derivados.

Destinado ao ensino de técnicas e formulações para fabricação de produtos derivados das abelhas (mel, própolis e cera), o curso apresentou receitas de manufatura para agregar valor à matéria-prima apícola. A programação incluiu desde aspectos teóricos relacionados a boas práticas de fabricação, critérios de qualidade da matéria-prima, higienização, instrumentais e utensílios, rotulagem e gestão de qualidade, culminando com a fabricação de diversos produtos, como sabonete líquido com mel, sabonete em barra puro mel, sabonete em barra com mel e aveia, sabonete em barra com geoprópolis, sabonete em barra de mel e açafrão, sabonete de espátula multilimpeza, vela massageadora com cera de abelha, sérum fácil com própolis, bálsamo labial com cera de abelha, hidratante corporal com própolis, xampu e condicionador com própolis e creme para pés com própolis e sebo de carneiro.

“O curso irá trazer muitos benefícios, como aumento no rendimento financeiro e aproveitamento dos subprodutos que, sem conhecimento da comunidade, acabam sendo desperdiçados”, explica Carlos Henrique Mendonça dos Santos, presidente da Associação dos Apicultores dos Povoados Limoeiro, Ibacá de Coaçuzinho e Adjacências.

Na avaliação da coordenadora regional do Projeto Amanhã na Codevasf no Maranhão, Jennifer Oliveira, a utilização de produtos apícolas para a fabricação de cosméticos é uma prática sustentável que aproveita ao máximo os recursos naturais disponíveis, minimizando desperdícios. “Além disso, incentiva a inovação na produção local, posicionando Viana como um município pioneiro no desenvolvimento de cosméticos naturais”, ressalta.

Apicultores do município já haviam sido contemplados com equipamentos de apoio à produção doados pela Codevasf no ano de 2015. De acordo com o presidente, a assistência foi importante para o crescimento socioeconômico dos associados à época. Neste segundo momento, demonstrou-se interesse por uma capacitação que incluísse jovens e mulheres das famílias dos associados.

“A Codevasf investe na redução das desigualdades regionais na medida em que favorece a implementação de atividades produtivas locais. O foco nesse tipo de ação é estabelecer conjuntos de estratégias com o objetivo de potencializar a competitividade de pequenos produtores, gerando aumento da renda familiar. Neste sentido, a ampliação da linha de produtos não apenas diversifica a oferta, como aumenta o potencial de mercado, atendendo a uma demanda crescente por produtos naturais e sustentáveis. Com a fabricação dos produtos, os apicultores podem obter maiores margens de lucro. Isso porque os produtos apícolas são altamente valorizados no mercado, o que pode trazer significativo retorno financeiro”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

Mel MA 02

Apoio à apicultura no Maranhão

A Codevasf entregou quase seis mil colmeias para 279 famílias no Maranhão. Nessa ação, o fortalecimento do setor apícola no estado ocorre tanto com a aquisição de equipamentos quanto na estruturação de unidades de beneficiamento de mel e no incremento de mecanismos adequados de armazenamento e de escoamento da produção.

No Maranhão, as famílias atendidas estão localizadas em comunidades rurais dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca.

Os kits de apicultura distribuídos pela Codevasf são compostos, além das colmeias, por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — como macacões, botas e luvas —, carretilha, cera alveolada, formão, fumigador, coletores de pólen, garfos desoperculadores, baldes plásticos e telas de transportes.

Já no apoio à comercialização da produção foram adquiridos tambores para acondicionamento de mel, baldes plásticos de 18 litros, bandejas de aço, baldes de inox de 20 litros com peneira e estrados em PVC. Os equipamentos são destinados às associações de beneficiários que detenham Unidades de Beneficiamento de Mel nos municípios de Anajatuba, Bacabeira, Centro Novo do Maranhão, Colinas e Viana.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é um projeto social instituído em 1993 com o objetivo institucional de promover capacitações e outras ações que visem à inserção social e laboral das pessoas, geração de emprego e renda, e o desenvolvimento econômico e sustentável da área de atuação da Codevasf. O público-alvo é a população da área de atuação da Codevasf em idade superior a 14 anos, com priorização de jovens.