Notícias
Codevasf beneficia comunidade indígena no Maranhão com patrulha agrícola
A Associação Tentehar Kuzagwera-Zyhatyw, da aldeia Juçaral, terra indígena Arariboia no município de Amarante do Maranhão, foi atendida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com uma patrulha agrícola mecanizada. A entrega do equipamento foi feita pela Superintendência Regional da Companhia no Maranhão.
O maquinário foi recebido com dança e cânticos de agradecimento pelos beneficiários. O equipamento é composto por trator, grade aradora, carreta agrícola de madeira que irá proporcionar melhoria significativa na estrutura das atividades agrícolas de cerca de 40 comunidades indígenas.
“Seguindo a missão institucional de promover desenvolvimento territorial de áreas rurais do Maranhão, a Codevasf contribui nesta ação para expandir a capacidade produtiva de famílias indígenas. Com melhores condições de trabalho, amplia-se a produção e, consequentemente, melhoram os índices nutricionais e a saúde das comunidades beneficiadas”, explica o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.
Para Imaira Marinho Souza, presidente da Associação Tentehar Kuzagwera-Zyhatyw, os equipamentos chegam em boa hora para aumentar a produção de alimentos. “Nossa Associação tem 16 anos de trabalho pela preservação dos recursos naturais e a patrulha vai fortalecer a agricultura familiar de subsistência. Uma boa alimentação dá mais resistência a todos, traz saúde e saúde é vida” comenta.
Somente em 2024, a Codevasf realizou um investimento de quase R$ 17 milhões nesse tipo de ação. São doações que beneficiam produtores de cerca de 70 municípios do estado. Os recursos federais são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.