Notícias
Codevasf apoia Arranjos Produtivos Locais no Maranhão com a entrega de equipamentos
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Maranhão, realizou a entrega de equipamentos de apoio a produção a agricultores familiares do município de Igarapé Grande (MA). O objetivo da ação é promover o desenvolvimento, a dinamização e a sustentabilidade de atividades produtivas, bem como o fomento à economia produtiva local.
O conjunto de equipamentos reúne 30 kits de irrigação por gotejamento para áreas de 500 m²; 30 caixas d’água de 500 litros; 30 bombas d’água elétricas periféricas; oito mesas em inox para manipulação e preparação de alimentos e uma fábrica de gelo em escamas para até 50 kg. Noutro momento, a Codevasf já havia entregue cinco fogões industriais, 13 liquidificadores profissionais de 6 litros, nove máquinas de costura industrial, uma caixa d`água 500 litros, quatro motores de rabeta e 25 balanças eletrônicas. Aproximadamente R$ 119 mil em recursos federais foram investidos nos equipamentos.
“Antes o trabalho para aguar era manual, mas agora com esse kit [de irrigação] tudo vai mudar. As condições de trabalho e a produção vão mudar porque chegou para nós essa tecnologia da Codevasf para melhorar nossa vida aqui no município”, comenta José Batista, agricultor familiar do povoado Mucambo, município de Igarapé Grande.
“A Codevasf investe continuamente na promoção de inclusão produtiva, elevando o desenvolvimento territorial do Maranhão. O trabalho começa pela identificação das potencialidades e das vocações regionais, passando pela organização dos processos produtivos até chegar o momento da comercialização e valorização do capital humano”, explica o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.
Dentre os diversos benefícios gerados pelos kits de irrigação, por exemplo, estão a ampliação da produtividade e da eficiência em pequenas áreas agricultáveis, maior regularidade na produção e fortalecimento da segurança alimentar. Já os demais equipamentos doados apresentam uma alternativa de ocupação, oferecem melhores condições de trabalho e garantem maior qualidade dos produtos. Em todo caso, acarretam geração de trabalho, aumento da renda e, consequentemente, dinamização da economia local.
Arranjos Produtivos Locais
A Companhia apoia a estruturação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) por meio da mobilização e da orientação aos produtores, que são estimulados a atuar de forma associativa para o melhor desenvolvimento das atividades produtivas e gestão do seu negócio.
Após a identificação dos pontos frágeis da cadeia produtiva, a Codevasf busca atuar para seu fortalecimento, seja na produção, por meio da doação de equipamentos e insumos, seja na melhoria da qualidade do produto, construindo unidades de produção e beneficiamento e oferecendo capacitações necessárias ao êxito das atividades.