Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Catadores de recicláveis recebem equipamentos para aumentar a renda familiar na Bahia
conteúdo

Notícias

Catadores de recicláveis recebem equipamentos para aumentar a renda familiar na Bahia

publicado: 14/02/2024 17h19, última modificação: 14/02/2024 17h22

Associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis foram contempladas com kits para a estruturação de usinas e galpões de reciclagem nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina, Santa Bárbara, Ourolândia, Jaguarari, Itiúba, Euclides da Cunha, Paulo Afonso e Caém. Os equipamentos fornecidos pela Codevasf vão contribuir para aumentar a produtividade dos trabalhadores e melhorar a eficiência nos processos com o objetivo de incrementar a geração de renda das famílias.

Catadores de recicláveis recebem equipamentos para aumentar a renda familiar na Bahia.JPG“Vai ajudar muito na logística, no traslado da cooperativa até os parceiros, e para agilizar os trabalhos com a prensa e o elevador de carga. Antes, a gente colocava os fardos nos caminhões a mão”, comemorou o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro, José Ivo dos Santos.

No total, dez entidades receberam os equipamentos. Cada kit é composto por uma prensa enfardadeira hidráulica vertical 15 toneladas; uma empilhadeira hidráulica manual mil quilos; duas balanças eletrônicas 500 quilos; cinco carrinhos plataforma 800 quilos; dez triciclos de reciclagem com carreta; e 50 big bags (recipientes padronizados em grandes dimensões para armazenar, transportar e manusear produtos secos, granulados ou líquidos).

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Miled Cussa Filho, a Companhia tem atuado para melhorar a qualidade vida de catadores no norte da Bahia com políticas públicas de fomento à produção para o desenvolvimento de atividades sustentáveis e a geração renda.

Catadores de recicláveis recebem equipamentos para aumentar a renda familiar na Bahia 2.JPG“Essa ação une o trabalho social e ambiental executado pela Codevasf. Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham como catadores, é um trabalho de cuidado com o meio ambiente, cooperando na limpeza urbana, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, além de promover a reutilização de diversos materiais”, afirmou Miled Filho.

Resíduos sólidos

Os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com destaque para a coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis.

Além disso, cooperam com o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a diminuição na demanda por recursos naturais, na medida em que abastecem as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

*Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima