Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia os 50 anos da Codevasf
conteúdo

Notícias

Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia os 50 anos da Codevasf

publicado: 17/05/2024 10h43, última modificação: 17/05/2024 10h48

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou nesta quinta-feira (16) sessão solene em homenagem à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pelos 50 anos de serviços prestados ao desenvolvimento regional. A Empresa atua em Minas Gerais por meio da 1ª e da 16ª Superintendências Regionais, com o objetivo de fornecer infraestrutura, segurança hídrica e oportunidades de crescimento econômico ao estado.

ALMG

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, a Codevasf é um “timoneiro” que impulsiona o desenvolvimento dos locais nos quais atua. Ele enfatizou que a quantidade e a variedade de intervenções realizadas pela Codevasf, os resultados alcançados e os investimentos mobilizados no potencial de desenvolvimento dos territórios em que a empresa atua são razões mais do que justas para que os 50 anos da companhia sejam celebrados.

O diretor-presidente da Codevasf fez uso da palavra para agradecer os parlamentares pela homenagem à empresa. Ao fazer uma retrospectiva da atuação da Codevasf nos últimos anos, Moreira destacou o Projeto Hidroagrícola Jequitaí. “O empreendimento garantirá investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão na região, e o reservatório da barragem vai comportar 700 milhões de metros cúbicos, garantindo segurança hídrica para o Norte de Minas”, disse. Na ocasião, ele avaliou a homenagem da ALMG como um “incentivo e uma motivação” para que a companhia continue a aperfeiçoar o seu trabalho.

Autor do requerimento que deu origem à homenagem dos 50 anos da Codevasf, o deputado Gil Pereira relembrou a infância no Norte de Minas, às margens do Rio São Francisco, e seus primeiros contatos com o trabalho da companhia. O parlamentar ressaltou a importância da empresa para o rio e a região e fez um apanhado do desenvolvimento da empresa e de sua expansão. Para ele, os benefícios e o alcance desse trabalho são “incalculáveis”.

Participaram da solenidade os superintendentes regionais da Codevasf em Montes Claros (Marco Antonio Graça Câmara) e Belo Horizonte (Antonio Romeu Souto Filho), prefeitos do estado e deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.

Codevasf

Criada na década de 1970 pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem o compromisso de “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. Hoje a área de atuação da Companhia abrange 2.688 municípios brasileiros, localizados em 16 estados da federação.

Assembleia de MG

Entre os destaques da Codevasf em Minas Gerais estão os projetos públicos de irrigação implantados pela empresa no Norte do estado: Gorutuba, Jaíba, Lagoa Grande e Pirapora. Em 2023 eles produziram 300 mil toneladas de itens agrícolas e alcançaram valor bruto de produção de R$ 531,8 milhões. Esses projetos são responsáveis por 53,2 mil empregos diretos e indiretos. Neste ano a Companhia levou a leilão o Projeto Hidroagrícola Jequitaí, que além de prover segurança hídrica a 19 municípios poderá produzir 350 mil toneladas de alimentos por ano, em uma área de 20 mil hectares — o empreendimento deverá gerar 100 mil empregos.

As atividades da Codevasf incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.