Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Assembleia Legislativa da Bahia presta homenagem à Codevasf pelos 50 anos
conteúdo

Notícias

Assembleia Legislativa da Bahia presta homenagem à Codevasf pelos 50 anos

publicado: 07/06/2024 15h25, última modificação: 07/06/2024 15h27

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou na quinta-feira (6) sessão especial para homenagear os 50 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A solenidade foi proposta no Legislativo pelos deputados Júnior Nascimento e Manuel Rocha.

Em sua fala, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, apresentou dados que mostram a dimensão e a importância da empresa pública na vida das pessoas nos diversos lugares em que atua. Para ele, a Companhia angariou, ao longo de 50 anos, reputação e reconhecimento, fatores que impulsionaram o crescimento e expansão da instituição para mais de 2 mil municípios.

Assembleia Legislativa da Bahia presta homenagem à Codevasf pelos 50 anos 3.jpeg

Segundo Marcelo Moreira, a Codevasf é responsável, atualmente, pela gestão de 115 mil hectares irrigados, que respondem por cerca de 350 mil empregos permanentes na Bacia do Rio São Francisco. A meta, externou o diretor-presidente, é dobrar essa área de atuação nos próximos cinco anos. A pavimentação rural feita pela empresa nos últimos três anos alcançou a marca de cinco mil quilômetros. “Uma pesquisa mostrou que, para quem vive nas comunidades rurais, a pavimentação está entre os serviços essenciais”.

Na ocasião, Moreira disse que a Codevasf tem investido cerca de R$ 450 milhões em arranjos produtivos locais com a entrega de kits de apicultura, de piscicultura, corte e costura, elementos responsáveis por gerar emprego e renda, permitindo que as pessoas possam conquistar a independência financeira com negócio próprio.

Conforme Lei nº 14.053, de 8 de setembro de 2020, a Codevasf é autorizada a atuar em todos 417 municípios baianos. Entre os destaques locais da empresa estão o apoio à estruturação de atividades produtivas, segurança hídrica e desenvolvimento urbano e rural com obras de pavimentação.

Atuação relevante

Em seu discurso, o deputado Manuel Rocha destacou o trabalho desempenhado pela Codevasf ao longo das cinco décadas de existência. “Além do desenvolvimento econômico, a companhia tem levado o desenvolvimento social a milhares de brasileiros ao longo dos últimos anos. Tem levado água a quem tem sede e a quem tem vontade de plantar. De igual relevância, tem sido crucial na revitalização de bacias hidrográficas e é responsável por apoiar a agricultura familiar em nosso Estado”, elencou Manuel Rocha, que também parabenizou todos os colaboradores, ativos e inativos, pelo empenho em fazer com que a Codevasf leve melhores condições de vida a milhares de pessoas. “Só quem sabe o valor da água é quem tem sede, é quem precisa dela para produzir”.

O deputado Júnior Nascimento, em sua explanação, elogiou a empresa pública pelas realizações no Brasil, no Nordeste e, em especial, na Bahia. “É incontestável o número de ações trazidas pela Codevasf em setores como infraestrutura, agricultura irrigada, apicultura, piscicultura, bem como a perfuração de poços e distribuição de cisternas, construção de aguadas e barragens, dentre outros. Tudo isso tem contemplado o povo sertanejo”.

Assembleia Legislativa da Bahia presta homenagem à Codevasf pelos 50 anos 2.jpeg

Os titulares das 2ª e 6ª superintendências regionais da Codevasf na Bahia, Harley Xavier Nascimento e Miled Cussa Filho, respectivamente, falaram da alegria em participar da solenidade em homenagem à Companhia que viram se desenvolver no entorno do São Francisco. Responsável pela 6ª Superintendência em Juazeiro, Miled Cussa Filho traçou um histórico de evolução da empresa.

Harley Xavier, da 2ª Superintendência em Bom Jesus da Lapa, relatou que a história da empresa remonta à década de 1940, quando o então deputado baiano Manoel Novaes lidera um movimento para criar a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), em 1948, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional. “Para ele, era inconcebível que o morador do Vale do São Francisco tivesse que migrar para o Sul e Sudeste para ter melhor qualidade de vida. O pensamento dele era fixar os ribeirinhos às margens do São Francisco. Atualmente, devido à atuação da Codevasf, a partir dos perímetros irrigados, temos recebido de volta pessoas de outros estados. É a prova de que a ideia de Manoel Novaes está consolidada”.

A sessão também reuniu funcionários da Codevasf, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, diversas lideranças de municípios baianos e outras autoridades.