Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Acesso à tecnologia de irrigação amplia produção de agricultores em municípios alagoanos
conteúdo

Notícias

Acesso à tecnologia de irrigação amplia produção de agricultores em municípios alagoanos

publicado: 27/06/2024 11h22, última modificação: 27/06/2024 11h22

kits AL 01A capacidade de produção de pequenos produtos rurais de municípios alagoanos é ampliada a partir do acesso às tecnologias de irrigação promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Até julho de 2025, serão implantados 1.336 kits de irrigação que utilizam sete tipos de tecnologia a partir de investimentos da Companhia no valor de R$ 15,2 milhões. Com o acesso à irrigação, os pequenos produtores não precisam mais aguardar as chuvas para produzir e ampliar suas áreas cultivadas, aumentando a renda das famílias.

O projeto de estruturação da agricultura irrigada em pequenas propriedades rurais é executado pela Codevasf desde 2020. Até o momento, já foram beneficiados pequenos agricultores de 19 municípios alagoanos como Boca da Mata, Arapiraca, Olho D’Água do Casado, São Luís do Quitunde, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Colônia Leopoldina e Limoeiro de Anadia.

Um dos agricultores beneficiados é Aldo Valdemar Silva que trabalha com horticultura junto com a família. A chegada do kit de irrigação na pequena propriedade, no povoado Genipapo, na zona rural do município de Limoeiro do Anadia, permitiu ampliar a área cultivada e incrementar a renda familiar. Eles produzem coentro, alface, cebolinha, rúcula, hortelã, manjericão e pimenta de cheiro.

“Desde adolescente, eu mexia com horta. Meu pais cultivavam mandioca. Mas eu fui para a horticultura. Minha propriedade é pequena e com ajuda de minha cunhada e a chegada do kit, pude ampliar minha horta. Hoje eu vendo a produção para nossa associação, uma boa parte vai para Maceió (AL) e outra parte vendo aqui mesmo em Limoeiro”, revelou Aldo.

Outro pequeno produtor beneficiado no povoado Genipapo é José Antônio. Junto com a família, ele cultiva macaxeira, batata, inhame, abacaxi e feijão de corda. O agricultor comemora o aumento da produção com a ampliação da área irrigada e a produção contínua de abacaxi, que agora acontece o ano inteiro, sem necessidade de chuvas, a partir do acesso à tecnologia de irrigação por gotejamento.

“A irrigação fez a área plantada aumentar bastante e minha produção também dobrou. Agora eu posso plantar abacaxi o ano inteiro. Antigamente só plantava nos meses com chuva, quando todo mundo planta e o preço é menor”, revelou.

O secretário municipal de Agricultura de Limoeiro do Anadia, Valmir Faustino, explicou como os kits de irrigação estão trazendo segurança hídrica para a produção de alimentos no município e permitindo o aumento na renda das famílias.

“O exemplo de José Antônio com o plantio de abacaxi nessa época do ano, que não é comum aqui na nossa região, mostra a confiança no sistema de irrigação. Se você não tiver uma irrigação implantada, você não pode arriscar plantar nesse tempo. Ele agora vai conseguir colher uma mercadoria de boa qualidade e fora de época para conseguir um preço melhor”, disse.

kits AL 02O projeto está sendo coordenado pelo engenheiro agrônomo da Codevasf, Vitor Carvalho, que destacou os resultados projetados pela Companhia a partir do acesso às tecnologias de irrigação em pequenas propriedades familiares de Alagoas.

“A irrigação é uma ferramenta indispensável ao sistema produtivo de alimentos, principalmente nas regiões sujeitas à baixa ou a condições irregulares na distribuição de chuvas. Prover o pequeno produtor com tecnologia de irrigação causa um imenso impacto na produção e na produtividade agrícola e contribui para o abastecimento do mercado interno de alimentos e para a geração de trabalho e renda”, afirmou.

Tecnologias de irrigação

Os kits de irrigação que estão sendo implantados são de sete tipos. O primeiro usa a tecnologia da irrigação por aspersão e é próprio para utilização em áreas de um hectare (ha). O segundo tipo utiliza a tecnologia de irrigação por microaspersão e está apto para áreas de 0,5 ha. O terceiro kit mescla dois métodos de irrigação e é destinado a áreas de dois ha, sendo um ha de microaspersão e um ha de gotejamento.

O quarto tipo realiza a irrigação por gotejamento e está sendo implantados em hortas de 500 m² e inclui ainda a instalação de cercado na área irrigada. O quinto tipo utiliza a irrigação por gotejamento e é próprio para uma área de um hectare. Há ainda o sexto tipo de kit de irrigação, também por gotejamento, agora numa área de 0,5 hectare. Já o sétimo tipo de kit de irrigação está estruturado para atender a uma área de 600 m² de horta ou 1.260 m² de culturas temporárias ou 5.400 m² de fruticultura (3m entre linhas) ou uma combinação intercambiável entre os mesmos.