Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Sistema de abastecimento de água implementado pela Codevasf beneficiará comunidades ribeirinhas no sertão pernambucano
conteúdo

Notícias

Sistema de abastecimento de água implementado pela Codevasf beneficiará comunidades ribeirinhas no sertão pernambucano

publicado: 21/09/2023 10h41, última modificação: 21/09/2023 10h41

SAS PernambucoMoradores das comunidades Vila Vitória I e II, Caraíbas e Barra do Jacaré, em Santa Maria da Boa Vista (PE), serão atendidos com sistemas de abastecimento de água, uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A estimativa é de que os três equipamentos, responsáveis pela captação, tratamento e distribuição de água, sejam entregues até janeiro de 2024. Cerca de R$ 6,7 milhões estão sendo investidos nas obras.

Após estudos, a Codevasf identificou que essas localidades, distantes a 15 quilômetros da calha do rio São Francisco, contam com abastecimento de água improvisado, sem tratamento adequado. O manejo inapropriado dos recursos hídricos expõe a população a diversas doenças como febre tifoide, hepatite A, leptospirose, cólera, além de infecções intestinais.

Por meio de ações como essa, a Codevasf proporciona mais qualidade de vida à população, conforme aponta o superintendente da Companhia em Petrolina (PE), Edilazio Wanderley. “Esse tipo de obra é um dos objetivos que a Codevasf tem de gerar desenvolvimento para as regiões onde atua, principalmente para aquelas que ainda não têm tanto acesso à água tratada, como é o caso dessa parte do município de Santa Maria da Boa Vista”, esclarece.

O superintendente ainda destaca a qualidade da água que chegará às torneiras dos sertanejos. “São investimentos que vão possibilitar que pessoas daquelas comunidades tenham acesso à água tratada, com abastecimento de maneira ininterrupta, proporcionando mais saúde à população. A água passará por tratamento, desde a captação até a filtragem, levando dignidade e desenvolvimento para aquela região”, pontua.

Infraestrutura

Os sistemas de abastecimento de água em implantação nas comunidades Vila Vitória I e II, Caraíbas e Barra do Jacaré seguirão o modelo executado em grandes centros urbanos. Mais de 600 famílias serão beneficiadas com essa ação. Após concluída, a infraestrutura será transferida para administração da Prefeitura Municipal.

“A proposta é que essas pessoas recebam água de qualidade e em quantidade, conforme os padrões previstos. Essas comunidades serão abastecidas nos mesmos critérios de como é feito em cidades de grande porte. Os sistemas farão captação direta no rio São Francisco. Então, a água será conduzida para uma estação de tratamento físico e químico, para que seja disponibilizada nas casas”, explica o analista em desenvolvimento regional João Tito, da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE).