Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Projeto Amanhã da Codevasf capacitou mais de 34 mil jovens em 30 anos
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã da Codevasf capacitou mais de 34 mil jovens em 30 anos

publicado: 22/12/2023 17h59, última modificação: 26/12/2023 12h52

Desde que foi instituído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em 1993, o Projeto Amanhã já capacitou mais de 34 mil pessoas, na faixa etária de 14 a 26 anos, principalmente filhos de pequenos produtores rurais em regiões atendidas pela empresa. Ao longo desses 30 anos, o projeto tem ajudado esses jovens na busca por melhores oportunidades de emprego e renda por meio de capacitações em diversas áreas e outras ações.

Projeto Amanhã, 30 anosA missão do Projeto Amanhã é promover ações que possibilitem o desenvolvimento social e econômico regional sustentável, o exercício da cidadania e o comprometimento com a preservação ambiental, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.

O projeto faz parte da atuação da Codevasf na área da inclusão produtiva. São ofertados, principalmente, cursos de capacitação em várias áreas, como apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura, avicultura, artesanato e turismo sustentável. Além de outras atividades complementares, como palestras, dias de campo, workshop, campanhas, seminários, palestras interativas, atividades relativas à economia sustentável, criativa e solidária. As ações são gratuitas.

“O Projeto Amanhã desenvolve ações compatíveis com as necessidades e os anseios dos jovens e visam à ampliação de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a qualificação profissional para que o jovem possa atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários, de economia criativa e solidária. Também contribuem para minimizar o êxodo rural, fomentando a sucessão rural”, explica o diretor da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf, José Vivaldo Mendonça Filho.

Por meio de telecentros, o Projeto Amanhã também promove a inclusão digital. São espaços fixos ou itinerantes destinados aos jovens voltados para a inclusão digital e social e para a troca e o compartilhamento de informações dos usuários. Para a implantação dos telecentros, a Codevasf faz a doação de recursos audiovisuais que já foram utilizados pelos empregados da empresa, contribuindo assim com a implementação de boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

De acordo com a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva, “as ações do projeto levam em consideração, principalmente, as demandas e as características do mercado, as vocações produtivas locais e regionais e buscam sempre valorizar e respeitar a cultura e as tradições. Os cursos oferecidos têm uma abordagem focada no ensino mais prático, ou seja, aprender fazendo, Pedagogia da Alternância, o que facilita e oportuniza aos jovens levar para as suas famílias o que aprenderam”.

Para desenvolver as suas inúmeras ações, o Projeto Amanhã conta com recursos oriundos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e por meio de parcerias entre a Codevasf e instituições públicas e privadas, em nível local, nacional e internacional.

Reconhecimento

Como reconhecimento pela sua contribuição social, o projeto já recebeu diversos prêmios e certificações. Entre as premiações destaca-se o Prêmio de Mobilização (Valorização do Compromisso Social das Organizações), concedido pelo Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida (COEP). Outro destaque foi o reconhecimento da Codevasf pelo impacto social do projeto, obtendo a Certificação do Selo Social DF – Ciclo 2022, uma iniciativa que reconhece empresas, entidades sociais e órgãos públicos que promovem o desenvolvimento social e impactos positivos nas comunidades onde atuam. Essa certificação faz interface com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). Por meio do Projeto Amanhã, a Companhia também recebeu o Selo Empresa Parceira da Juventude do DF, da Secretaria da Família e Juventude, do Governo do Distrito Federal.